Hoje, na tenda-auditório do Circuito Cultural BB, às 18h30, a Roda de Leitura será com Paulo Lins, autor de Cidade de Deus, um marco da literatura brasileira contemporânea, cuja adaptação cinematográfica foi um dos destaques do Festival de Cannes 2002 e agora foi indicado como representante brasileiro para concorrer ao Oscar.
O escritor irá ler trechos de sua obra, interagindo com o público. Neste seu romance de estréia, Paulo Lins faz um painel das transformações sociais pelas quais a favela passou: da pequena criminalidade dos anos 60 à situação de violência generalizada e de domínio do tráfico de drogas dos tempos atuais.
Para redefinir a situação do lugar onde cresceu, Lins usa o termo “neofavela”, em oposição à favela antiga, aquela das rodas de samba e da malandragem romântica. Grande parte do material utilizado para o romance foi coletado durante os oito anos (entre 1986 e 1993) em que o autor trabalhou como assessor de pesquisas antropológicas sobre a criminalidade e as classes populares do Rio de Janeiro.
Sobre a Cidade de Deus, o editor Roberto Schwarz (Cia das Letras) destaca a capacidade do autor de transpor para a literatura uma situação social deteriorada, aliando em sua narrativa a agilidade da ação cinematográfica e o lirismo da poesia.
A Roda de Leitura também prestará homenagem ao escritor e professor paranaense Miguel Sanches Neto. Ele passou pelo crivo de Moacyr Scliar, Luiz Vilela, Carlos Heitor Cony, Flora Sussekind e Italo Moriconi, júri que lhe conferiu o primeiro lugar no Prêmio Cruz e Sousa 2002, realizado pelo governo de Santa Catarina.
A entrega do prêmio (80 mil reais) será feita pelo governador Espiridião Amin nesta segunda-feira, na Academia Catarinense de Letras, em Florianópolis.
Hóspede Secreto superou 1.500 contos concorrentes e o livro já foi editado pela Fundação Catarinense de Cultura.
Miguel Sanches Neto, professor ajunto da Universidade Estadual de Ponta Grossa, ocupando hoje o cargo de Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, é o nome que mais sobressaiu também nos bastidores da cultura do Paraná nos últimos quatro anos. Pois como diretor da Imprensa Oficial abriu espaço para os escritores de todos os matizes ideológicos.
O Circuito, ainda na área das palavras, programa para hoje, às 16h, palestra com Alberto Dines sobre jornalismo.
***
Entrada: um quilo de alimento. Telefone de inscrição para seminários: 320-9000.