Foto: Divulgação |
Rock in Rio 2008: megafestival. continua após a publicidade |
Realizado pelo primeiro ano em dois países europeus, Portugal e Espanha, o Rock in Rio 2008 prepara-se para receber cerca de 800 mil pessoas na quinta edição (350 mil em Lisboa, em maio, e 450 mil em Arganda del Rey, nas cercanias de Madri, em junho). Primeiro grande evento de rock do Brasil, abriu caminho para os megafestivais brasileiros em sua edição inaugural, em 1985. Em 2003, fugindo do dólar alto e do preço alto das turnês na América Latina, foi para Lisboa, onde se tornou bienal e se instalou definitivamente, movimentando a cada edição cerca de 25 milhões de euros.
Hoje, Roberta Medina (filha do fundador, o publicitário Roberto Medina), lidera o time que prepara as três novas edições, além da de 2008 -, de 2010, 2012 e 2014 -, quando o festival volta ao Brasil, na Copa do Mundo de Futebol, podendo acontecer no Rio ou em São Paulo.
Para o Rock in Rio 2008, três atrações estão ?quase fechadas?. São especulados: Radiohead, The Who, Oasis, além dos eletrônicos Crystal Method, Underworld, DJ Vibe e Carl Cox. Em Arganda del Rey, cidadezinha que investe 15 milhões de euros na construção da Cidade do Rock, Alejandro Sanz e Ivete Sangalo já foram confirmados e o grupo local, Heroes del Silencio, certamente está na jornada.