A união entre rock e o erudito deu tão certo que ela está de volta ao palco do Guairão com dois ícones da música paranaense: Banda Blindagem e Orquestra Sinfônica do Paraná.
O encontro acontece hoje à noite no espetáculo Rock em Concerto III, que vem após duas edições com sucesso de público. Os pedidos de fãs, admiradores e de quem não pôde assistir aos dois primeiros espetáculos fizeram com que uma nova edição fosse programada. Os últimos ensaios foram realizados ontem pela manhã.
Os sucessos do Blindagem não poderiam ficar de fora. Mas a banda e a orquestra prometem surpresas para aqueles que já acompanharam os dois concertos anteriores.
O baixista Paulo Juk não as revela de jeito nenhum. Só garantiu que haverá alterações no repertório. Uma mudança em relação aos outros shows será evidente: o vocalista Rodriggo Vivasz.
“O Rodriggo já vinha cantando com a gente durante os problemas de saúde do Ivo (Ivo Rodrigues, vocalista da Banda Blindagem, que morreu em abril deste ano). Ele vinha cantando regularmente, com o apoio do próprio Ivo. Lógico que sentimos muita falta do Ivo. Mas está sendo uma transição natural, com aceitação do público”, comenta Juk.
O baixista diz que o encontro do rock com o clássico é inédito no Brasil, sendo o Blindagem e a Orquestra Sinfônica do Paraná os pioneiros neste tipo de concerto. No exterior, grandes bandas de rock já se uniram com diversas orquestras.
Uma delas foi o Scorpions com a Orquestra Filarmônica de Berlim, na Alemanha. “A nossa orquestra encara esta diversidade. O maestro (Alessandro Sangiorgi, que rege o espetáculo de hoje) é o conciliador de tudo isto. A orquestra já viaja bem pela música popular e é importante esta diversidade”, afirma Juk.
Sangiorgi brinca que é o “culpado” por tudo isto. Foi ele quem teve a ideia e a apresentou ao Centro Cultural Teatro Guaíra e à Banda Blindagem. Por ser o terceiro espetáculo, o maestro conta que as músicas usadas nas duas primeiras edições do concerto surgiam naturalmente durante os ensaios.
A dificuldade maior desta vez foi com as alterações no repertório feitas especialmente para a apresentação de hoje. Alexandre Brasolin, Davi Sartori, Marcelo Aurélio Koentopp, Marcos Antonio de Lazzari Junior e Ricardo Petracca fizeram os arranjos das canções para o concerto. “O mais importante nestes casos é o arranjo. São os arranjos que ajudam no bom resultado”, ressalta Sangiorgi.
De acordo com o maestro, a própria Orquestra Sinfônica do Paraná ganhou mais público nos concertos eruditos após as apresentações junto com o Blindagem. Pessoas que não tinham acesso à música erudita – ou não conheciam direito – se encantaram com o clássico.
A orquestra se apresenta hoje com 70 integrantes. A Banda Blindagem é formada por Paulo Teixeira (guitarra), Alberto Rodriguez (guitarra), Paulo Juk (baixo), Rubén “Pato” Romero (bateria) e Rodriggo Vivazs (vocais).
Serviço
Rock em Concerto III Banda Blindagem e Orquestra Sinfônica do Paraná.
Hoje, às 21h, no Guairão (Rua Conselheiro Laurindo, s/n.º, centro). Ingressos a R$ 80 para plateia e R$ 50 para 1.º e 2.º balcões. Venda das entradas na bilheteria do teatro. Informações: (41) 3304-7982.