Robson Matias só precisa de violão para fazer música

Muitos descrevem sua música como sendo uma ?Curitiba para não curitibanos?, mas ?Curitiba escancarada?? é a melhor definição para o trabalho do músico Robson Matias. Com os dedos no violão e suas criações no microfone, o cantor já possui público cativo no Largo da Ordem, em Curitiba. Além de tocar para os freqüentadores dos bares, ele vende pessoalmente o CD Welcome, com suas composições, direto nas mesas.

Como tantos outros, Robson é um artista que vive no anonimato, para o grande público – mas para sua sorte, a cidade absorve uma intensa diversidade cultural. No repertório das apresentações estão clássicos da música pop, e suas próprias composições, as mesmas gravadas no CD. Sua composição foi desenvolvida ao longo dos quinze anos de carreira. Em entrevista recente, Robson contou que produz suas gravações no encalço de todos os curitibanos. ?O objetivo é acordar as pessoas para a realidade da cidade?, disse.

Segundo o cantor, quando escutam sua música muitas pessoas falam que ele não é daqui. Já chegou até a mostrar a identidade para comprovar. A capa do CD já revela o que esperar do trabalho. Nela está desenhada a construção do Jardim Botânico, cartão postal da cidade; com olhos esbugalhados, uma boca assustadora e armas em punho, em uma simulação de que na cidade nem tudo é belo e seguro. Para ele, esse terror está nítido para quem quiser enxergar. ?Enquanto famílias passeiam pelo centro, roubos e drogas rolam soltos na frente da nossa linda catedral?, observou.

Desenhado com ironia e cheio de críticas a cidade, suas melodias já chegaram às mãos de mais de quatrocentas pessoas. Segundo ele, essas canções estão espalhadas pelo Brasil e pelo mundo, já que no Largo estão presentes todos os tipos de pessoas, inclusive estrangeiros. Gravado em fevereiro passado nos estúdios Criasom e Beethoven-Haus, o álbum possui doze faixas. Entre elas, Música urbana 3 que aborda a bandidagem acontecendo a céu aberto, e Sentimentos de um cão urbano, que fala de uma criança sentada em um banco e passando frio, aquecida apenas por um cachorro abandonado. ?Essa cena eu presenciei como muitas outras?, disse.

Serviço: Robson Matias se apresenta todas as quartas e sextas, à noite, e aos domingos, a partir das 16h, nos bares Fire Fox e The Farm, Largo da Ordem. Apresentações e CD?s podem ser adquiridos pelo telefone: (41) 9153-9953. 

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo