O gaitista e ?band-leader? Robson Fernandes, de São Paulo, acompanhado pela sua banda, é a atração de hoje na programação do "John Bull Blues Project", marcando o retorno das atrações nacionais à agenda artística do projeto, depois do período de férias. O show de abertura ficará a cargo do guitarrista Décio Caetano & The Old Turner Blues Band. O John Bull Pub fica na Rua Mateus Leme, 2204 – Centro Cívico. Informações e reservas: 3252-0706.
Impossível não ligar o nome de Robson Fernandes ao blues contemporâneo brasileiro. Possuidor de timbre, energia e técnica irretocável como gaitista, Robson eleva o estilo ao melhor nível exibido no exterior. Não é de se estranhar que os maiores gaitistas de blues vivos tenham se curvado em elogios ao trabalho de Robson. Ele já se apresentou em Curitiba no NatuBlues Festival 2003.
Talento precoce
Ainda jovem, aos 16 anos, Robson começou a estudar a gaita diatônica como instrumento de paixão, aliada às suas pesquisas sobre a música negra norte americana: o blues. Aprendeu harmonia e improviso com Aldo Landi, buscou absorver conhecimentos estudando com Boccato e aprofundou seus estudos com Lupa Santiago. Iniciou sua carreira com a Samsara Blues Band para em seguida ser convocado para o grupo do guitarrista Danny Vincent. Acompanhando o guitarrista durante cinco anos, obteve ?estrada? e aprendizado nos palcos dos mais conhecidos bares e casas de show do Brasil.
Discografia
Em 2002, lançou o CD ?Sampa Blues?, onde foi acompanhado por alguns dos melhores nomes do blues brasileiro: André Christovam, Danny Vincent, Marcos Ottaviano, Lupa Santiago, Ari Borger, Silvio Alemão, Andrei Yvanovic, os irmãos Igor e Yuri Prado e a Banda Blue Jeans. Este trabalho colocou Robson Fernandes em evidência no cenário nacional e atraiu comentários da mídia especializada no Brasil e no exterior, culminando com a presença de Robson juntamente com John Hammond e outros nomes consagrados no Natu Blues Festival 2003.
Iniciando um novo ciclo de trabalho, Robson lançou em 2005 o CD ?Gumbo Blues?, que estará sendo lançado nesta quinta no John Bull Pub. No disco, o gaitista busca em faixas executadas com a Prado Blues Band e com a Banda Blue Jeans mostrar a maturidade de seu trabalho, aliado ao feeling que lhe colocou em destaque. Suas raízes afloram na técnica com que executa os 12 compassos do blues e em sua voz que passa a ser registrada na gravação, já que seu primeiro CD era totalmente instrumental. A gaita de Robson Fernandes traz um sopro novo ao blues brasileiro e amplia o fôlego do gênero em terras tropicais.
Depoimento
André Christovam, um dos grandes nomes do blues brasileiro, declarou a respeito de Robson Fernandes: – ?Robson Fernandes é um virtuose. Um grande músico, antes de ser um grande gaitista. Sua técnica é assustadora. Seu senso melódico é fantástico e seu apetite para novas alternativas harmônicas é imenso. Chega a transcender os limites de seu instrumento. Dono, em todos os aspectos, de uma técnica perfeita, tem ainda o bom senso de deixar que sua música seja conduzida pela emoção. E Robson Fernandes é jovem e tem ainda muito chão pela frente. Com o tempo, vai ser uma referência ainda maior para todos que amam o blues e para todos que adotaram a gaita como instrumento de expressão".
Atração local
O show de abertura nesta quinta no John Bull Blues Project será com Décio Caetano & The Old Turner Blues Band. Guitarrista e compositor, Décio Caetano atua como profissional há mais de 8 anos e suas principais influências na guitarra são B.B. King, Freddie King e Albert Collins. E como sempre acontece no final dos shows do projeto, a festa termina com uma ?jam session? entre os integrantes da banda e músicos convidados, na melhor tradição do feeling do blues ao vivo.
Próximas Atrações Nacionais
Dia 23/03 ? O guitarrista paulista Fred Sun Walk, acompanhado pela banda Dog Brothers;
Dia 30/03 – Celso Blues Boy, um dos grandes ?guitar heroes? do blues brasileiro e banda.
Serviço
John Bull Blues Project
Show com o gaitista Robson Fernandes e banda (SP) – Abertura: Décio Caetano & The Old Turner Blues Band
Dia 16 de março (Quinta-feira) ? Horário: 22:30 horas
Local: John Bull Pub – Mateus Leme, 2204 – Centro Cívico
Informações e reservas: 3252-0706