Rio Music Conference comprova o poder da e-music

Quem estiver no Rio de Janeiro durante o Carnaval terá mais um bom motivo para festejar. Dentre os dias 18 e 24 de fevereiro acontece, na cidade maravilhosa, o primeiro Rio Music Conference (RMC): um evento de música eletrônica já considerado como o maior encontro de dance music do hemisfério sul. Inspirados em grandes eventos mundiais de música eletrônica como Sonar e o Winter Music Conference, em Miami, o RMC terá, além de muitas festas, uma série de palestras e workshops com os principais profissionais do mercado. Dentre os DJs confirmados estão David Guetta, Pete Tong & Gui Boratto, Sven Väth, Armin Van Buuren e Erick Morillo.

São três pilares em que o festival se divide: conteúdo, negócios e festas. Durante os dois primeiros dias, serão realizadas as palestras e workshops, 13 ao todo. Os temas abrangerão tudo sobre a música eletrônica, desde sua ligação na indústria da propaganda, entretenimento, a força da e-music no mundo até a queda do vinil e ascensão do MP3.

“Tenho como destaque a participação de grandes nomes da música eletrônica nesses dois primeiros dias. Um dos workshps, por exemplo, será de produção musical com Gui Boratto. Além disso, contaremos com a participação de grandes Djs como Memê, Marky, Pachu e muitos outros”, conta um dos produtores do evento, Guilherme Borges.

Já na base de negócios, Borges afirma que a primeira edição será como um experimento para a edição de 2010 do RMC. “Trata-se de um embrião para o próximo ano. Queremos, assim como grandes eventos de diversas áreas da indústria, mostrar que o RMC pode ser uma feira de negócios, que reúne profissionais de todos os cantos do país. A exemplo do mundo da moda, temos que unir as pessoas ligadas à música eletrônica no País. Com o RMC, por exemplo, produtores de várias cidades diferentes podem se conhecer e trabalhar junto na divulgação de um produto nacional”, propõe.

Além de ser um grande encontro para os fãs desse estilo musical, a primeira edição do RMC promete fortalecer a música eletrônica nacional. “O RMC vai mostrar ao grande público o poder econômico e cultural de um mercado que normalmente está tão cercado de preconceitos e estereótipos. Vamos mostrar que a dance music é uma indústria poderosa, que emprega muita gente e movimenta muito dinheiro”, adianta Borges.

Serviço

O RMC será realizado na Marina da Glória (Avenida Infante Dom Henrique, s/n.º, Glória, no Rio de Janeiro). Para obter maiores informações sobre a conferência, ingressos e a programação oficial do evento basta acessar o site www.riomusicconference.com.br.

Pra cair na pista

O holandês Armin Van Buuren é um dos DJs mais influentes do mundo.

Após todas as palestras e workshops, é hora de cair na pista. Dentre os próximos dias 20 e 24, quem comanda o palco do RMC são os DJs nacionais e internacionais convidados para tocar no festival. Dentre as principais atrações estão David Guetta, Pete Tong & Gui Boratto, Sven Vath, Armin Van Buuren e Erick Morillo.

No dia 20 de fevereiro, quem comanda a pista é o DJ David Guetta. Pioneiro do som french house, o DJ alcançou o sucesso com a música The world is mine, mixagem que o fez dominar rankings de toda Europa. Ele ganhou prêmio de melhor DJ do ano passado, segundo os juízes do House Musica Awards.

Sábado (21), é a vez de Pete Tong e do brasileiro Gui Borato. Tong é uma das referências quando o assunto é a música trance inglesa. Radialista, Tong é respons&aacute,;vel há anos por impulsionar carreira de DJs e músicos promissores.

Já Borato, nascido em São Paulo, fez seu nome na Europa e já está nos playlists dos mais famosos produtores e DJs do mundo. Atualmente, é considerado o maior produtor de dance music do Brasil. No Domingo (22),

quem sobe na pista do RMC é o DJ alemão Steven Vath. Ícone do techno alemão, Vath é referência, pois esteve envolvido com todas as faces da dance music nos últimos 25 anos, já testemunhou e resistiu a quase todas as diferenciações e tendências pelas quais a música eletrônica já passou.

Segunda-feira (23) é dia o maior destaque do RMC, o holandês Armin Van Buuren. Frequentemente apontado como um dos DJs mais influentes e populares do mundo.

Armin é um defensor da fusão de estilos. Como se não bastasse sua apresentação, o DJ aproveita a vinda ao Brasil para divulgar do seu novo DVD, lançado no mês passado, intitulado Armin only.

Para fechar o carnaval de 2009 recheado de música eletrônica, sobe ao palco do RMC o DJ americano Erick Morillo. Com influência latina, de hip hop e reggae, o DJ já apresentou inúmeros sets no Brasil. Em 2004, Morillo lançou mundialmente seu primeiro álbum, My world, que contou com participações de Puff Daddy, DJ Rap e Terra Deva.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo