Puissance de la Parole, filme de Jean-Luc Godard sobre o caos invisível e silencioso das ondas eletromagnéticas que nos invadem é uma das atrações que estão sendo negociadas pelo Festival Internacional de Curtas-Metragens de São Paulo, para sua décima sexta edição, que acontece de 25 de agosto a 3 de setembro, com o patrocínio da Petrobras.

continua após a publicidade

O este ano, o foco do evento, intitulado Por um fio, reúne filmes que abordam a revolução nas telecomunicações e seus reflexos nos comportamentos dos indivíduos e grupos. Outros filmes previstos são o norueguês Cosmonauta, de Stefan Faldbakken, sobre um astronauta russo que perde contato com a Terra durante os dias que marcaram a queda do regime comunista em seu país, e Três poemas de Spoon Jackson, sobre a difícil comunicação do cineasta sueco Michel Wenzer com o poeta-presidiário norte-americano.

Outro destaque da programação é a trilogia Intolerância. Realização do excêntrico cineasta inglês Phil Mulloy e apresentada pela primeira vez, a série é composta pelos curtas Intolerância 1, A invasão e A solução Final e conquistou o Grande Prêmio do Festival de Tampere (Finlândia), o Silver Dragon no Festival de Cracóvia (Polônia) e o prêmio de melhor filme no Festival de Sttutgart (Alemanha).

O festival está com inscrições abertas (www.kinoforum.org) para produções brasileiras de 2004 e 2005, até 20 de junho, no formato curta-metragem. Os curtas brasileiros inscritos para o festival poderão vir a integrar diferentes programas dedicados à produção nacional.

continua após a publicidade