Começa dia 24 de maio, em Muqui, interior do Espírito Santo, o Circuito de Exibição nas Cidades, mostra itinerante do projeto Revelando os Brasis que, em dois meses, percorrerá 25 mil km e 61 cidades para apresentar os 40 vídeos realizados na primeira edição do projeto, em 2005. Patrocinado pela Petrobras, por meio da Lei Rouanet, o circuito itinerante será dividido em duas caravanas e possibilitará aos habitantes dos 40 municípios onde os vídeos foram realizados assistir pela primeira vez às produções locais, que também serão exibidas em suas respectivas capitais.
Parceria da Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura com o Instituto Marlin Azul, o Revelando os Brasis estimula e viabiliza a produção de vídeos digitais em municípios com até 20 mil habitantes.
Após percorrer Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo, a caravana que segue para o Sul, Centro-oeste e Norte chega ao Paraná. No dia 13 de junho, a exibição acontece em Jaguapitã, no norte do Estado, a 430km da capital. Curitiba recebe a caravana no dia 15, encerrando a passagem do circuito pelo Paraná. A programação das cidades será composta pelo vídeo produzido no Estado, pelo makingof do projeto e por outras produções. O resgate de um sonho é o representante paranaense no projeto.
Para o secretário do audiovisual Orlando Senna, o retorno das produções às cidades de origem de seus realizadores é um encontro com forte carga simbólica. ?O Circuito de Exibição é o momento em que a obra ganha sentido e se completa. É o encontro da narrativa com seus personagens reais, um momento de reconhecimento daquela comunidade?, afirma. ?Revelando os Brasis possibilita o exercício da cidadania nos campos da criação, produção e fruição dos bens audiovisuais, em um processo de respeito à autonomia criativa do cidadão brasileiro. É um projeto que radicaliza o conceito de democratização cultural que norteia as ações do Ministério da Cultura na gestão Gilberto Gil?, completa o secretário.
Rotas – Os equipamentos serão transportados em dois caminhões que, durante as exibições, também serão utilizados como cabines de projeção. Para cumprir toda a programação até o dia 27 de julho, data prevista para o encerramento do circuito, os caminhões percorrerão duas rotas simultaneamente. A primeira rota começa no Espírito Santo e segue em direção ao Nordeste, parando na Bahia, Sergipe, Alagoas, Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte, Ceará e Piauí. A segunda caravana parte de Minas Gerais e, em seguida, passa pelo Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rondônia, Amazonas, Roraima e, por fim, Pará.
Cada cidade terá uma programação diferente, encabeçada pelo vídeo realizado no município. A exibição será completada pelo makingof do projeto, que apresenta os bastidores das gravações e do projeto, e por outras três produções, com prioridade para os trabalhos feitos em cada estado. ?Revelando os Brasis Ano I? realizou 26 documentários e 14 ficções. Cada título tem cerca de 15 minutos.