Os alunos de Interpretação, cadeira do quarto ano do bacharelado em Artes Cênicas da FAP – Faculdade de Artes do Paraná -, ousaram no seu trabalho de conclusão de curso: sob a orientação da professora e arquiteta Lílian Fleury Dória, que volta a dirigir, eles apresentam a partir de hoje o espetáculo Nelson em 3 x 4, com textos de Nelson Rodrigues. As sessões acontecem no Teatro Cleon Jacques de sexta a domingo, até o dia 14, sempre às 20h. A entrada é franca.

A montagem entrelaça cenas das peças Valsa n.º 6, Os Sete Gatinhos, Álbum de Família e Vestido de Noiva, intercaladas por depoimentos do próprio dramaturgo sobre a sua obra. “Mesmo sendo um elenco com dez mulheres e apenas um homem, quase todos vestem um paletó e interpretam o Nelson”, conta a diretora.

Nesse “elenco da Luluzinha” estão Anne Sibele Celli, Camila Cadario Fortes, Greice Lopes de Barros, Isabela Sundin do Lago, Jeanie Aparecida Chagas, Julia David Franco, Karina Pereira da Silva, Natasha Ferreira Gandelman, Patrícia Carvalho Saravy e Rafaella Marques da Silva, além do rapaz Edran Mariano Elisiário.

Entre os textos escolhidos estão peças psicológicas, míticas e tragédias cariocas. Valsa n.º 6, por exemplo, é um monólogo psicológico onde Nelson retrata a perturbadora retrospectiva de uma menina assassinada aos 15 anos de idade. Vestido de Noiva é outro texto relacionado ao inconsciente, que fala do amor de duas mulheres pelo mesmo homem.

Já Os Sete Gatinhos é uma típica tragédia carioca, sobre temas como virgindade, prostituição, miséria humana e paixão desenfreada. Álbum de Família, por sua vez, inicia o ciclo de teatro desagradável na obra de Nelson Rodrigues. Peças pestilentas, fétidas, capazes de produzir o tifo e a malária na platéia, segundo o próprio autor. Tudo somado, Nelson em 3 x 4 busca um contato íntimo com a obra e a palavra de Nelson Rodrigues.

continua após a publicidade

continua após a publicidade