Dois cineastas latino-americanos participam este ano da sexta residência pré-festival de cinema de Cannes, que será dirigida pelo presidente do festival, Gilles Jacob.

continua após a publicidade

A residência é um projeto semestral da organização deste festival no qual alguns dos maiores especialistas da indústria cinematográfica transmitem seus conhecimentos para seis jovens cineastas, de qualquer parte do mundo, que estejam trabalhando em seu primeiro ou segundo filme.

Os jovens são selecionados a partir de seus trabalhos, já realizados ou em processo, e passam uma temporada de quatro meses e meio em Paris, onde participam de cursos de direção e produção cinematográfica e recebem ajuda financeira para que possam se dedicar integralmente à atividade.

O uruguaio Manuel Nieto Zas, de 35 anos de idade, e o mexicano Francisco Vargas Quevedo, de 39 anos, são os dois representantes da América Latina que participarão da sexta edição da residência.

continua após a publicidade

Ao lado dos dois latino-americanos, participarão a irlandesa Rebecca Daly, 28, o alemão Nikias Chryssos, 29, o romeno Adrian Sitaru, 36, e o chinês Yang Heng, 36. Desde sua criação, há oito anos, 90 jovens já tiveram a oportunidade de participar da residência.