Gabriela Markun, 23 anos, foi escolhida na noite de ontem (29) a Miss Brasil 2012. Representante do Rio Grande do Sul, ela foi eleita em cerimônia ocorrida no Centro de Eventos do Ceará, em Fortaleza.
A estudante concorreu com outras 26 candidatas e se sagrou a mulher mais bela do país após superar as concorrentes nos desfiles de trajes típico, casual, biquíni, maiô e gala, além da pergunta final.
A moça, que tem 1,80 m de altura, 64 cm de cintura, 95 cm de quadril e 89 cm de busto, recebeu a faixa da Miss Brasil 2011, Priscila Machado.
Com a vitória, ela ganha o direito de representar o Brasil no Miss Universo 2012, que ocorrerá em Las Vegas no dia 19 de dezembro.
As outras duas finalistas foram as misses Rio Grande do Norte, que ficou com o segundo lugar, e Minas Gerais, a terceira colocada.
A cerimônia, apresentada por Adriane Galisteu e Sérgio Marone, contou com show de Gaby Amarantos e foi transmitida pela Band.
Neste ano, as garotas resolveram fazer algo diferente e o concurso Miss Brasil 2012 mostrou candidatas que gritam, jogam as roupas no chão e dançam sem grandes pudores, sem tirar o sorriso do rosto em nenhum momento.Apesar de se mostrarem, assim, mais perigosas, a pedra fundamental do evento continua a mesma: uma queda para o brega.
Tanto é assim que chamaram Gaby Amarantos pra se apresentar. Ela usava um vestido que não foge às suas características e poderia perfeitamente ter sido usado na competição de trajes típicos por qualquer uma das candidatas, apenas com alguns ajustes para o corpo das misses.
No concurso que elege a maior representante da beleza e do carisma nacional também houve espaço pra dezenas de outras misses que não estavam concorrendo.
A maioria ostentava curiosamente a mesma faixa de Miss Universo Gay 2012 -deve ter acontecido um enorme empate- havia também algumas Miss Teen circulando, tirando fotos, dando autógrafos e distribuindo muita simpatia, como se deve esperar de uma Miss.
Forte candidata, a Miss Distrito Federal se embananou completamente na hora de responder sobre o papel da mulher na sociedade e tascou uma resposta no mínimo enigmática, que lhe tomou qualquer chance de sustentar a coroa e o cetro.
Foi tão fora do tempo que até a apresentadora Adriane Galisteu preferiu não pedir maiores explicações.
Melhor para a gaúcha Gabriela Markus. “Era um sonho que começou em 2007, quando fui a rainha da indústria e do comércio do Rio Grande do Sul”. Agora, Gabriela reina sobre industriais, comerciantes, agricultores, desempregados e todos os outros brasileiros até o Miss Brasil 2013.