Uma nova exposição será aberta amanha no Palacete dos Leões, em Curitiba, e traz a árvore e a relação homem-natureza como tema central. Segundo a artista Maria Lucia de Julio, a exposição Dispositivo de imagem tem o intuito de “provocar uma consciência ambiental e fazer uma reflexão em cima da natureza”.
A mostra conta com desenhos, litografias, gravuras em metal e gravuras digitais, esta última técnica é inovadora nos trabalhos da artista. Maria Lucia de Julio trabalha com o modelo árvore de maneira que esta passe a fazer parte do universo do ser humano.
Ela traduz o que é original e o apresenta como se fosse uma radiografia daquilo que observamos na natureza. “Em meu trabalho não é só a estrutura da árvore que interessa, observo ela com uma visão mais profunda”, salienta.
Para o curador da exposição, José Roberto da Silva, o aspecto mais importante da arte de Maria Lucia é a relação sutil entre o desenho e o original. “Faz com que você olhe para a gravura como se olhasse para uma árvore. É uma beleza gráfica que parece sutil mas, na verdade, está relacionada com a memória e lembranças que as pessoas têm em relação à árvore, usando a artista como mediadora”.
Esta é a segunda vez que Maria Lucia de Julio expõe no Palacete dos Leões. A primeira vez foi uma coletiva em 2007. A artista já expôs no Museu Alfredo Andersen em 2008, Casa Andrade Muricy em 2006, 3a Bienal de Gravura de Santo André também em 2006, entre outras. A exposição fica no casarão até o dia 3 de junho.
Serviço
Abertura da exposição Dispositivo de imagem, de Maria Lucia de Julio. Amanhã, às 19h,no Espaço Cultural BRDE – Palacete dos Leões (Av. João Gualberto, 530/570). De segunda a sexta-feira, 12h30 às 18h30, até o dia 3 de junho. Informações: (41) 3219-8056.