Tradicional agremiação do bairro de Itaquera, na zona leste de São Paulo, a Leandro de Itaquera, batizada em homenagem ao seu presidente, está de volta neste ano ao Grupo Especial do carnaval paulistano. Em 2008, a escola ficou na segunda posição na divisão de acesso. Engana-se, contudo, quem pensa que os planos da Leandro são modestos. “A nossa expectativa é a melhor possível. Vamos em busca do título. Será um desfile maravilhoso!”, afirma o diretor de comunicação da escola, Emerson Nunes. Para atingir o topo do pódio, a Leandro levará à avenida o samba-enredo “Leandro de Itaquera faz a Festa das Periferias do Brasil para o Mundo. Salve, Salve Nossa Estrela Regina Casé!”, que trata da vida da atriz e também fala das periferias.
A ideia de apresentar no sambódromo a história de Regina Casé partiu do carnavalesco Anderson Paulino, que pensou na homenagem ao assistir a um episódio do programa “Central da Periferia”. “Vamos levar para a avenida um lado positivo da periferia, com muita cor, muita alegria. É uma mensagem bonita, e a história da Regina Casé tem tudo a ver com isso”, afirma Emerson Nunes. “A comunidade abraçou a ideia. Procuramos a Regina Casé no começo do ano passado e ela adorou”, diz Nunes.
Apesar da tradição, a agremiação nunca conquistou o título do Grupo Especial. “Nos dois últimos anos, estivemos afastados por erros técnicos. A diretoria se reuniu para evitar esses erros e fazer um desfile perfeito. Estamos bem atentos aos critérios de avaliação”, afirma o diretor de comunicação. E a escola não poupa esforços: a previsão da diretoria é gastar mais de R$ 1 milhão com o desfile. “Vai ser um desfile perfeito, com muita mulher bonita, fantasias luxuosas e muita cor”, afirma Nunes.
Primeira escola a desfilar neste sábado (21), com entrada prevista para as 22h30, a Leandro comemorou a ordem dos desfiles. “Vamos entrar na avenida já com o ‘ibope’ alto por causa do BBB, e ainda levaremos a história da Regina Casé. Não podia ser melhor”, afirma Nunes, que adianta uma das surpresas que a Leandro de Itaquera levará ao desfile. “A Regina Casé é muito ligada à sua escola no Rio, a Mocidade Independente de Padre Miguel, e vamos fazer uma homenagem à escola. O que será vou deixar como surpresa”, afirma Nunes, que completa: “Tenho certeza de que hoje ela também tem a Leandro como escola do coração. Confira a seguir a letra do samba-enredo da escola, dos compositores Xixxa, Juba, Didi Poeta, André, Wagner, Gêmeos e Gomes:
“Leandro de Itaquera faz a Festa das Periferias do Brasil para o Mundo. Salve, Salve Nossa Estrela Regina Casé!”
Sou Leandro, sou guerreiro da periferia
Tenho garra, vou à luta… Sou leão
Meu pavilhão é a luz que irradia
A vermelho e branco no meu coração
Povo forte, sonhador … ôô
Valente, cheio de esperança
Oh! solidário sertão, sofrimento ilusão
Adeus asa branca
Gente que sobe o morro
Constrói sua vida, com dignidade
Favela… A nossa raiz, carente… Mas sempre feliz
De raças, culturas tão lindas, patrimônio nacional
O samba que desce a ladeira
E traz a cidade inteira… Pra brincar o carnaval
É a fé, muito axé, a bênção meus orixás
Gira aí, diz no pé, energia… Saravá!
Ah! Seu Zé, mas quanta alegria
Swinga majestosa bateria
Assim é o nosso dia-a-dia, do sonho à realidade
Com educação e cidadania
Trabalho, esporte pra comunidade
Notícia boa é assim… Vem em tom de igualdade
Se liga no som, é rap, baião
É funk, é brega, pagode na palma da mão
Estrela a brilhar, no teatro, cinema e na TV
Põe a boca no trombone para alertar
Em prol dos direitos de viver
Eu, tu, eles a sambar… Na central da periferia
Hoje vamos coroar um exemplo de mulher
Salve, salve Regina Casé!
Salve, salve Regina Casé!