O recital do pianista Luiz Senise e do tenor Ricardo Tuttmann, nesta quinta-feira, marca o lançamento do 17º Festival de Música de Cascavel, que acontece de 13 a 22 de outubro. A apresentação será às 21 horas, no Centro Cultural Gilberto Mayer, dentro do programa Circulação de Música de Concerto, realizado pela Funarte, com patrocínio da Petrobrás e apoio local da Prefeitura de Cascavel, através da Secretaria da Cultura. A entrada é gratuita.

continua após a publicidade

Nesta passagem por Cascavel, o duo interpreta músicas de F. Schubert (1797 ? 1828), R. Schumann (1810?1856), E. Grieg (1843?1907), G. Fauré (1845?1924), E. Satie (1866?1925), F. Obradors (1897?1945). Entre as obras nacionais destacam-se ?Conselhos?, de C. Gomes (1839 ?1896), ?Trovas? e ?Cantigas?, de A. Nepomuceno (1864?1920), ?A Marrequinha de Iaiá?, de F. M. da Silva (1795 ?1865), ?Foi numa noite calmosa?, de J. Siqueira (1907 ?1985), ?No terreiro do negro?, de Babi de Oliveira (1908?1993), ?Seresta nº13?, de H. Villa-Lobos, ?Uirapuru?, de W. Henrique (1905 ? 1995), ?Retrato?, de R. Miranda (1948) e ?Dengues da mulata desinteressada?, de M. Nobre (1939).

A estréia do carioca Luiz Senise no Carnegie Recital Hall de New York foi registrada no jornal The New York Times. Pela execução de obras dos compositores Debussy e Liszt o músico foi elogiado pelo jornalista J. Horowitz que o considerou "um pianista superior, dedos possantes, idéias incisivas e habilidade para equilibrar impetuosidade com refinamento". Não é por acaso que o pianista Luiz Senise se destaca no cenário musical brasileiro.

Sua vasta experiência como recitalista e camerista inclui discos, gravações para rádios e televisões, tournês pelas principais cidades brasileiras, Estados Unidos e Europa. Seu repertório abrange desde músicas barrocas `a música contemporânea com atenção especial à divulgação de compositores brasileiros. Mestre em Música, título conferido pela Escola de Música da UFRJ em 1992, Senise vem se destacando em concursos de piano e também no meio acadêmico.

continua após a publicidade

Como professor no Conservatório Brasileiro de Música, Academia Lorenzo Fernândez, Universidade Estácio de Sá e Escola de Música da UFMG foi responsável pela formação de numerosos musicistas que têm conquistado prêmios e concursos nacionais e internacionais. Atualmente, Senise é professor da Escola de Música da UFRJ. Desenvolve intensa atividade pedagógica, proferindo palestras, participando de debates e Mesas Redondas, Festivais de Música e ministrando centenas de Master Classes em Universidades Federais e Estaduais, escolas de Música, Fundações e secretarias de cultura de diversas cidades brasileiras, reciclando alunos e professores.

Ricardo Tuttmann também nasceu no Rio de Janeiro. Graduou-se no Conservatório Brasileiro de Música e estreou como tenor, em 1986, no Teatro Municipal do RJ. Dois anos depois, mudou-se para a Alemanha, onde atuou no Saarländisches Staatstheater Saarbrücken e Hamburgische Staatsoper. Seu debut como Bacchus na Ariadne auf Naxos(Strauss),nº 5. Sommerfestspiel Schlob Reinsberg recebeu excelentes críticas da imprensa especializada alemã. Já se apresentou em Tóquio, Nagoya, Viena, Barcelona, Tel Aviv, Dresden e Luxemburgo, dentre outras cidades do circuito lírico internacional. Atualmente, desenvolve intensa atividade lírica e camerística nos mais importantes teatros e salas de concerto do Brasil com sucesso de público e crítica. Tuttmann é professor do Conservatório Brasileiro de Música. Com o pianista Luiz Senise, que segundo ele contribuiu para sua formação, forma o Duo que está divulgando compositores e canções brasileiras.

continua após a publicidade

Turnê

De Cascavel, os músicos seguem para as cidades de Rio Grande (RS), Pelotas (19), São Leopoldo (RS), Itajaí (SC), Pomerode (SC), Brusque (SC) e Florianópolis (SC). A turnê Cantos de Amor faz parte do Projeto Funarte/MinC de Circulação de Música de Concerto que tem a finalidade de desenvolver um trabalho intensivo para formação de platéia de música erudita ampliando o acesso do público com a circulação de concertos gratuitos. Outro ponto importante de ressaltar é a valorização da obra clássica produzida no Brasil, já que o programa do recital tem 50% de obras de compositores brasileiros.
 
Música Erudita

O recital "Cantos de Amor", fusão de Música e Poesia sob a forma de Canção de Câmara, pretende revelar a magia fascinante que este gênero musical exerce sobre compositores, intérpretes e público em geral.

Tendo como ponto de partida os Lieder românticos austríacos e alemães do século XIX, o programa passa pela Noruega de Grieg, navega pelas refinadas Mélodies francesas, percorre as ardentes Canciones espanholas, e chega finalmente à Canção Brasileira, de sua extraordinária riqueza e multiplicidade de tendências.

Com duração aproximada de sessenta minutos, o recital será totalmente comentado, de forma que a platéia recebe, antes da execução de cada peça, informações musicais e literárias relevantes. Ao tratar de um tema tão envolvente, Cantos de Amor atrai a atenção, fascina e emociona pessoas de todas as idades e gostos ecléticos.

As atividades artísticas do duo

Formado há mais de 20 anos por dois musicistas brasileiros que acumulam grande experiência artística no Brasil e no Exterior, o Duo Tuttmann?Senise vem colhendo grande sucesso e reconhecimento por parte do público em renomadas séries, tais como Concertos Didáticos da UFMG, Festival Vale do Café, Concertos Tribanco, Música no Fórum (de Ciência e Cultura da UFRJ), Música no IBAM, Clássicos no IBEU ? RJ, Concertos FINEP, dentre outras, em diversas partes do país.

Dedicando-se ao repertório de câmara, do clássico ao contemporâneo, com especial enfoque na música brasileira, realizam extenso trabalho de pesquisa sobre a música vocal de câmara com piano.

Serviço:
Evento: Recital Cantos de Amor
Data: 14 de setembro
Horário: 21 horas
Local: Centro Cultural Gilberto Mayer
Entrada franca
Informações: 3321-2109
Data: 15 de setembro
Horário: 14 horas
Local: Centro Cultural Gilberto Mayer (Sala Fanny Solter)