Dando seqüência à temporada de encerramento do Domingo no Câmpus, série de concertos de música erudita promovida pelo UnicenP – Centro Universitário Positivo, o violoncelista Antônio Lauro del Claro e o pianista Ney Fialkow apresentam hoje um recital de violoncelo e piano com obras de Sergei Prokofiev e Sergei Rachmaninoff. Serão apresentadas a Sonata para violoncelo e piano em dó menor, opus 119, de Prokofiev, e a Sonata para violoncelo e piano em sol menor, opus 19, de Rachmaninoff. O concerto é o segundo do ciclo ?O melhor da música de câmara?, que prevê apresentações até o dia 26 de novembro.
A peça do ucraniano Prokofiev teve sua primeira performance pública em março de 1950, no Conservatório de Moscou, na Rússia, em uma execução de Mstislav Rostropovich e Sviatoslav Richter. A apresentação foi acompanhada pelo próprio autor e por seu compatriota Dmitri Shostakovich, outro compositor recentemente homenageado pelo Domingo no Câmpus.
A peça de Rachmaninoff, por sua vez, é considerada uma das mais importantes do compositor russo, popularmente conhecido pelas canções da trilha sonora do filme Em algum lugar do passado. Composta quando Rachmaninoff tinha 28 anos, a sonata é uma peça que expressa bem as características de sua música, que se situa entre o futurismo e o impressionismo.
Rachmaninoff teve seu talento reconhecido quando jovem, mas sua carreira foi marcada por um período de longa ausência, quando o compositor sofreu uma crise depressiva provocada pelo fracasso de seu 1.º Concerto para Piano. Seu retorno se deu em 1901, justamente o ano em que compôs a Sonata para violoncelo e piano.
Os músicos
Antônio Lauro Del Claro é um dos mais conhecidos artistas brasileiros de sua geração e é presença constante nas principais salas de concerto do Brasil. Realizou a primeira audição mundial de várias obras para violoncelo que lhe foram dedicadas por compositores como Camargo Guarnieri, Osvaldo Lacerda, Cláudio Santoro, Almeida Prado e Sérgio Vasconcelos Corrêa.
Ney Fialkow, pianista gaúcho, iniciou seus estudos de piano aos seis anos com Anita de Negri e Telmo Locatelli, realizando seu primeiro recital aos 10 anos sob a orientação de Zuleika Rosa Guedes. Tem conciliado movimentada carreira de solista e camerista com a atividade de professor e coordenador do Programa de Pós-Graduação em Música do Instituto de Artes da UFRGS. Tem atuado em recitais com instrumentistas de renome nacional e internacional, tais como o violinista Cármelo de los Santos, o violoncelista Antônio del Claro e o violista húngaro Csaba Erdely.
Serviço:
Domingo no Câmpus – O melhor da música de câmara, hoje às 11h, no Teatro UnicenP; Rua Pedro Viriato Parigot de Souza, 5.300, Campo Comprido. (Estacionamento 8). Ingressos: R$ 10,00. Estudantes pagam meia. Informações: (41) 3317-3283 ou pelo portal do UnicenP: www.unicenp.edu.br/cultura.