A pianista russa radicada em Curitiba Olga Kiun é a primeira convidada do ciclo de maio do Domingo no Câmpus, série de música erudita promovida mensalmente pelo UnicenP Centro Universitário Positivo. Diplomada pelo Conservatório Tchaikovsky de Moscou e doutora pelo Conservatório de Leningrado, hoje São Petesburgo, Olga foi integrante do Mosconcert, extinta sociedade artística estatal soviética, e atualmente é professora da Escola de Música e Belas Artes do Paraná.
A pianista apresentará hoje, Dia das Mães, um programa com obras de Beethoven, Schubert, Liszt e Aleksandr Scriabin, compositor e pianista russo reconhecido como magistral intérprete de Chopin, de quem herdou o gosto pela música romântica, apesar de ter vivido na virada dos séculos 19 e 20. O concerto acontece às 11h no Teatro UnicenP (Rua Prof. Pedro Viriato Parigot de Souza, 5.300, Campo Comprido). Os ingressos custam R$ 10 (estudantes e maiores de 60 anos pagam meia).
De Beethoven, Olga apresentará a Sonata em Dó Menor, op. 13, a Patética, composta em 1799, quando os primeiros sintomas de surdez começaram a se manifestar no compositor alemão. A peça, dedicada ao príncipe Karl von Lichnowsky, mecenas de Beethoven, reflete a rebeldia do compositor com a rigidez da forma clássica de compor uma sonata. O tema central da obra, Adagio Cantabile, que será executado no concerto, é conhecido por despertar um forte sentimento de solidão no ouvinte.
O programa inclui, ainda, Canções, de Schubert e Liszt; Estudo transcedental Chasse-Neige (Tempestade de neve), de Liszt; e Dois poemas, op. 32 e Dois Estudos, op. 8, de Scriabin. O músico Koiti Watanabe, coordenador do Domingo no Câmpus em 2007, destaca o Estudo transcedental de Liszt: ?A obra representa o virtuosismo em seu grau máximo de deslumbramento, com todos os recursos do teclado maravilhosamente aproveitados no sentido de produzir uma cascata de sonoridades, de dinâmica e de efeitos pianísticos?. Já as Canções apresentadas no programa foram compostas por Schubert e transcritas para o piano por Liszt. As peças de Scriabin, por sua vez, são poemas sinfônicos compostos na intenção de provocar êxtase místico nos ouvintes. À época das primeiras apresentações das obras, o compositor russo fazia experiências com cores durante o concerto, procurando uma relação de sinestesia entre luz e som.
Serviço
Domingo no Câmpus
Obras-primas da música de câmara, hoje, 11h, Teatro UnicenP Rua Pedro Viriato Parigot de Souza, 5.300 Campo Comprido (Estacionamento 8). Ingressos: R$ 10,00. Estudantes e maiores de 60 anos pagam meia. Informações: (41) 3317-3283.