O recital de professores da Oficina de Música de Curitiba, que acontece nesta quarta-feira (11), às 19h, no Sesc da Esquina, põe em destaque o virtuosismo de mestres do violino, violoncelo e contrabaixo. Na primeira parte, os professores Cármelo de los Santos (violino) e Milton Masciadri (contrabaixo), mais a pianista Clenice Ortigara, apresentam o Grand Duo do compositor italiano Giovanni Bottesini (1821-1889). A segunda parte do recital será dedicada à MPB, mas executada por um conjunto de violoncelos, dirigido pelos professores Cláudio Jaffé e Marcus Ribeiro.

continua após a publicidade

Obra italiana de cunho popular, o Grand Duo segue os moldes operísticos, com recitativos e árias que exploram o virtuosismo do violino e do contrabaixo. "Bottesini era o Paganini do contrabaixo", compara o professor Cármelo de los Santos, numa referência ao outro músico italiano, violinista de grande habilidade técnica.

Ex-aluno das Oficinas de Música de Curitiba entre os anos de 1990 a 1996, e que agora retorna como professor, o violinista Cármelo de los Santos foi uma das grandes revelações como intérprete da música erudita brasileira nos últimos anos. Há oito anos foi para os Estados Unidos, onde fez mestrado (Manhattan School, em Nova York) e doutorado (Universidade da Georgia). Atualmente é professor na Universidade do Novo México.

Milton Masciadri nasceu no Uruguai, iniciou sua formação musical no Brasil (Porto Alegre) e prosseguiu seus estudos nos Estados Unidos, sob a orientação de um dos mais famosos contrabaixistas do mundo, Gary Karr. Foi o início de uma carreira internacional de grande sucesso, com recitais em vários países e concertos acompanhando importantes orquestras.

continua após a publicidade

Além de docente na Universidade da Georgia e de fazer parte do programa da UNESCO "Artist for peace", Milton Masciadri possui uma colocação como professor em uma das mais prestigiosas instituições musicais no mundo – a Accademia Philarmonica di Bologna.

Violoncelos

continua após a publicidade

Orquestras, formações e encontros exclusivos de violoncelistas são uma tradição no meio musical erudito. Na Oficina de Música de Curitiba a tradição se mantém e treze violoncelos formam o conjunto que se apresenta na segunda parte do concerto, com um repertório bem brasileiro. O grupo, dirigido pelos professores Cláudio Jaffé e Marcus Ribeiro, transportam para o instrumento erudito as versões de Asa Branca, de Luiz Gonzaga, e Carinhoso, de Pixinguinha.

"Onde há muitos violoncelos há sempre uma grande confraternização", diz o violoncelista Cláudio Jaffé, músico paulistano que fez sua carreira nos Estados Unidos e ganhou projeção internacional. "Nessas ocasiões optamos por executar composições que normalmente não fazem parte do nosso repertório", explica. Jaffé divide a direção musical do concerto com o professor Marcus Ribeiro, solista da Orquestra Sinfônica do Rio de Janeiro. Ribeiro foi, durante três anos, aluno de Antonio Meneses, na Academia de Música de Basel, na Suiça.

Serviço:
24ª Oficina de Música de Curitiba – Duo de Violino e Contrabaixo e Conjunto de Violoncelos
Sesc da Esquina – R. Visconde do Rio Branco, 969 – Tel. 3322-6500
Quarta-feira, 11 de janeiro, às 19h
Ingressos: 10,00 ( Ingresso solidário: R$ 5,00 mais um lata de leite em pó ou 1 quilo de alimento não perecível ).