A Conrad Editora traz a obra que reúne as melhores críticas de Lester Bangs. Já está nas melhores livrarias e bancas de todo o país Reações Psicóticas. Organizada pela Conrad, a obra reúne textos memoráveis de um dos maiores críticos musicais que já existiu.

continua após a publicidade

O leitor encontrará reflexões do escritor tido por alguns como o maior escritor dos Estados Unidos da segunda metade do século XX, sobre a morte de John Lennon e Elvis Presley, relatos sobre uma noite de provocações com Lou Reed ou Iggy Pop e as idéias do autor sobre Kraftwerk, Van Morrison, David Bowie e Jethro Tull. Esses são os personagens de um enredo feito de amor, ódio, sangue e substâncias ilícitas.

Leslie Conway Bangs, nascido em em 1948, na Califórnia, em pouco tempo alcançou o topo do new journalism (ocupado por nomes como Gay Talese, Tom Wolfe, George Plimpton). Aos 20 anos já escrevia para a Rolling Stone. Alguns anos depois, foi demitido por não falar bem das ?vacas sagradas? da indústria fonográfica.

? (…) Elvis nos deixou todos tão solitários quanto ele era; ou seja, ele não era mais exatamente um Homem do Povo, se você entende a minha viagem. Se você não entende, vou ainda mais fundo na viagem, para longe de Elvis e rumo à contemplação de por que todos os nossos heróis públicos parecem reforçar nossa própria solidão?, escreveu Bangs numa crônica intitulada ?Onde você estava quando Elvis morreu??, publicada no VillageVoice, em 29 de agosto de 1977, apenas duas semanas depois da morte de Elvis Presley.

continua após a publicidade

O escritor gonzo, já conhecido por sua escrita compulsiva, realista e extremamente investigativa, ruma para Detroit e passa a escrever na Creem, uma revista de música independente que se tornou referência do jornalismo cultural. Lá, solta a voz e dispara ferozes críticas musicais, além de criar as expressões como ?punk rock? e ?heavy metal?. É nessa época que surge a relação de amor e ódio entre Bangs e o Velvet Underground (Lou Reed). Depois, Lester Bangs passou por outros veículos como Villlage Voice, Playboy e NME.

? Lester trava uma guerrilha incessante para levar a música de volta ao centro da reflexão, o opus, e redimensionar aqueles que a tocam. Com razão, considera o artista um trâmite, um intermediário, o portador de um testemunho, alguém que cumpre uma função social?, analisa Wu Ming 1, que assina o prefácio do livro e é autor dos best-sellers 54, Q ? O caçador de Hereges e Guerrilha Psíquica.

continua após a publicidade

Ex-testemunha de Jeová, Bangs levou ao extremo sua devoção a música. Talvez isso explique uma de suas principais características: a de defender com unhas e dentes sua crença musical até o útlimo dia de vida. O jornalista morreu em 1982 de overdose de medicamentos, quando tentava se livrar do alcoolismo.

Coleção Iê iê iê

Reações Psicóticas é o primeiro volume da Coleção Iê iê iê, que trará grandes críticos musicais de todo o mundo. Lester Bangs, Nick Tosches e Greil Marcus, considerado um historiador da cultura, são alguns nomes da coleção. A Conrad selecionou o que há de melhor desses autores, que até então não tinham sido traduzidos no Brasil. É rock and roll como literatura e literatura como rock and roll.

Bangs em Hollywood

A história de Lester Bangs foi levada ao cinema, em 2000, no filme Quase Famosos, de Cameron Crowe. Lester foi interpretado por Philip Seymour Hoffman.

Serviço

Reações Psicóticas
Lester Bangs
Preço: R$ 22,00
Nº de páginas: 136