A Radio Caracas Televisão (RCTV), emissora de televisão aberta tirada do ar pelo presidente da Venezuela, Hugo Chávez, informou nesta quarta-feira (11) que transmitirá sua programação pela televisão por assinatura, ou TV a cabo. A emissora ainda trava uma batalha nos tribunais contra o governo venezuelano para recuperar sua licença e transmitir programação pelo sinal aberto. Até que isso ocorra, diz o executivo-chefe da emissora, Marcel Granier, a programação será transmitida por sinal pago.
"Os venezuelanos querem a RCTV e eles a terão," disse Granier. "Até alcançar o objetivo de recuperar a nossa freqüência, nós tentaremos voltar ao ar o mais cedo possível, por meios alternativos," disse Granier. Um pacote simples de TV por assinatura custa US$ 20 mensais na Venezuela, algo fora do alcance da maioria da população. Cerca de 30% dos venezuelanos têm acesso a serviços de TV por assinatura.
O governo da Venezuela não renovou o sinal de transmissão da RCTV em 27 de maio deste ano, em seguida a acusações de que a emissora apoiou uma tentativa de golpe contra Chávez em 2002, além de transmitir programação com conteúdo "violento e imoral". Uma emissora estatal ocupou o sinal aberto da RCTV.