O trombonista Raul de Souza se apresenta amanhã em Curitiba, no Teatro HSBC, dentro da turnê nacional que está realizando para comemorar seus 55 anos de carreira.

continua após a publicidade

Músicas novas e dos discos mais antigos permitem que o público acompanhe um verdadeiro raio-x da carreira de Raul de Souza, que tem reconhecimento nacional e internacional.

Em Curitiba, ele terá a companhia do grupo local NaTocaia durante a apresentação. A sessão está praticamente lotada. Quem quiser assistir ao show, precisa correr.

O show será especial em Curitiba porque o trombonista tem uma ligação íntima com a cidade. Morou aqui por cinco anos no final da década de 1950 e foi aqui que seus filhos nasceram.

continua após a publicidade

“Quando eu falo que estou completando 55 anos de carreira, a pessoa me olha e diz: “esse cara está maluco’. E eu digo que não falo a minha idade”, brinca o simpático músico. “Estou muito feliz por chegar aos 55 anos de carreira, Não foi fácil. Mas a vida também não é só tristeza. Eu tive muitas alegrias. Eu estou muito feliz. Com saúde, cabeça jovem e espírito jovem”, fala, dando risada.

Raul de Souza conta que o início da carreira foi uma das fases mais críticas que viveu. Na época em que começou, era natural não dar tanta atenção para os músicos que faziam improvisações.

continua após a publicidade

Essa dificuldade rondava o trombonista, que chegou ao ponto de ficar sem trabalho mesmo após ganhar um prêmio nacional, em 1957. Foi quando ele veio morar em Curitiba.

“Eu gravei em 1955 com a Turma da Gafieira, um grupo de oito pessoas. Somente nove anos depois eu gravei novamente um disco com improvisação”, comenta o músico.

Raul de Souza fez parte do grupo de Sérgio Mendes, em 1964, e no ano seguinte partiu para a carreira solo. O primeiro disco dele é sucesso atualmente, com regravações em vários países.

Somente quando foi para o México e para os Estados Unidos, o trombonista conseguiu reconhecimento efetivo pelo seu trabalho. “Foi quando a minha vida começou a mudar”, relembra.

Ele lançou três discos em solo americano e foram eles que o apresentaram para o mundo, inclusive o Brasil. Estes discos foram relançados recentemente no Japão.

Na carreira, Raul de Souza fez parcerias e tocou com grandes nomes da música nacional e internacional, como Hermeto Pascoal, Cal’Tjader, Lionel Hampton, Sarah Vaughan, George Duke, Stanley Clarke, Ron Carter, Frank Rosolino, Airto Moreira, Flora Purim e Milton Nascimento.

Hoje em dia, o instrumentista se divide entre o Brasil e a França, país de sua esposa. Quando vai para a Europa, Raul de Souza participa de diversos festivais. “A gente não para. Não pode parar”, ressalta.

O grupo curitibano NaTocaia, que acompanha Raul de Souza na apresentação, é formado por Glauco Sölter, Mário Conde, Jeff Sabbag e Endrigo Bettega. O trombonista já se apresentou outras vezes com o grupo. Composições de Glauco Sölter também estão no show desta quinta-feira.

Serviço

Show Raul de Souza e NaTocaia. Amanhã, às 20h30, no Teatro HSBC (Avenida Luiz Xavier, 11, Rua das Flores). Ingressos a R$ 5,00. Ingressos à venda pelo Disk Ingressos, Livrarias Curitiba e bilheteria do teatro.