As vibrações do reggae dão o tom nesta quarta, dia 22 de outubro, com as apresentações da banda carioca Original Marley Cover, grupo cover de Bob Marley. Abrindo a noite, a lenda viva Ras Bernardo, fundador e ex-vocalista da banda Cidade Negra, que vem a Curitiba para apresentar seu novo trabalho em parceria com Gusta, do grupo EchoSoundSystem, de São Paulo.
O repertório da apresentação, também conta com músicas dos discos de Ras Bernardo, destaques para “Jah é Luz”, “Mártires” e “A Lei”, além de clássico como “Nada Mudou” e “Na Frente da TV”.
Se alguém for contar a história do reggae no Brasil, terá que obrigatoriamente mencionar o nome de Ras Bernardo, natural de Belford Roxo, Baixada Fluminense do RJ. Criou em 1983 a banda Lumiar. Aos poucos foi se destacando pela sua força nos palcos. À frente da banda, magnetizando a todos de microfone em punho, Ras Bernardo começava a dar os primeiros passos na sua longa trajetória musical.
Na virada de 1989 para 1990, o Lumiar vira Cidade Negra e finalmente grava o seu tão aguardado disco de estréia, não por acaso intitulado “Lute para viver”. Pela primeira vez, um conjunto de reggae aparecia nas tv´s e a figura de Ras Bernardo, com seus dreadlocks, em cadeia nacional foi um verdadeiro grito de liberdade para o movimento reggae no Brasil.
Em 1992, à frente do Cidade Negra, Ras Bernardo iniciou sua carreira internacional abrindo um show do Steel Pulse, na França, com excelente repercussão junto a platéia, e meses depois, foi a primeira banda brasileira que participou do “Reggae SunSplash 92”, em Montego Bay, o mais importante festival da Jamaica, ao lado de nomes como Barrington Levy, Lucky Dube, Buju Banton.
O segundo disco “Negro no Poder” (1992), também foi bem aceito, utilizando uma linguagem contemporâneo para a época, considerado por muitos um clássico. Em 96, Ras Bernardo decidi seguir carreira solo lançando o disco “Atitude Pátria” (TopTape 1996). Em 2006, grava o single “No morro não tem play”, presente no disco ‘DigitalDubs apresenta: Brasil Riddims vl. 1’ com ótimas criticas da imprensa e no ano passado, lançou o segundo disco solo, “Jah É Luz”, começando assim uma nova fase na sua história.
Serviço:
Original Marley Cover, Ras Bernardo e Gusta (EchoSoundSystem)
Local: Yankee American Bar (R: Bispo Dom José, 2.160)
Data: 22/10/2008 (Quarta)
Ingressos: (1º Lote c/ 200 ingressos): R$ 10,00 (fem) e R$ 15 (masc). Na hora outro valor.