Duas das vozes mais representativas da música brasileira, Criolo e Emicida, chegam a Curitiba nesta sexta, dia 12 de julho. Os rappers paulistanos desembarcam na cidade para o show de lançamento do DVD “Criolo e Emicida Ao Vivo”, gravado no Espaço das Américas/SP, em setembro do ano passado, e que acaba de chegar às lojas. A apresentação acontece, à 0 hora, no Curitiba Master Hall (R: Itajubá, 143). Antes da capital paranaense, eles passam pelo Rio de Janeiro e depois seguem para Florianópolis e São Paulo.
Dirigido por Paula Lavigne, Andrucha Waddington e Ricardo Della, o registro do DVD foi decidido apenas cinco dias antes da apresentação. O trabalho, que conta com a participação de Mano Brown, do Racionais MC´s, foi produzido pela Oloko Records, pelo Laboratório Fantasma, com distribuição da Universal e coproduzido pelas produtoras Uns Produções e Filmes, Conspiração e QuantaPost em esquema de guerrilha. O vídeo traz a interessante proposta de mostrar o ponto de vista do show a partir de diferentes ângulos do palco. Para isso, foram espalhadas 40 microcâmeras pelo espaço. A sensação é a de estar assistindo ao show ora do palco, do ponto de vista dos dois artistas e da banda – foram instaladas câmeras nos microfones e nos instrumentos –, ora da plateia.
Em “Criolo e Emicida – Ao Vivo” ambos revisitam seus maiores sucessos no mesmo palco, e devem fazer parte do set list do show em Curitiba, como “Pra Quem Já Mordeu Um Cachorro Por Comida”, “Até Que Eu Cheguei Longe” (lançado por Emicida em 2009), “Nó Na Orelha”, de Criolo, de 2011, além de músicas do Racionais MC´s, como “Capítulo 4, Versículo 3”. Os shows tem como base a banda que acompanha Criolo e direção musical de Daniel Ganjaman.
Paulistanos, nascidos e criados em regiões opostas da cidade – Criolo é do Grajaú, Zona Sul, e Emicida do Cachoeira, Zona Norte -, os dois cruzaram caminhos na Rinha dos MC’s, festa em que Criolo e DJ DanDan promoviam batalhas de freestyle, estilo de rap caracterizado pelas rimas improvisadas. Criolo apresentava o evento e Emicida estava sempre entre os concorrentes – vencedor de 14 edições da tradicional batalha de rimas, chamou a atenção de todos por sua criatividade e agilidade na construção de texto.
De lá pra cá, os dois MCs seguiram caminhos paralelos, sem deixar de se encontrar nos palcos e, principalmente, na militância pela cena de rap no Brasil. Criolo e Emicida fizeram (e continuam fazendo) história. Conseguiram driblar a indústria fonográfica, as mais relevantes premiações da música brasileira contemplaram os dois artistas em suas principais categorias e não há dúvida de que, portanto, o rap atingiu um patamar, até então inédito, no cenário musical do país, voltou a ser reverenciado com respeito e por um público abrangente.
A primeira apresentação conjunta aconteceu em janeiro de 2012 no Sesc Pompeia. Após cinco apresentações esgotadas, outros saltos foram dados em parceria. Apresentaram-se em Buenos Aires, integraram a programação de aniversário de São Paulo, entre outras ocasiões significativas para uma dupla independente.
Serviço
CRIOLO E EMICIDA – Lançamento do DVD “Criolo e Emicida Ao Vivo”
Quando: 12 de julho de 2013 (Sexta)
Local: Curitiba Master Hall (R: Itajubá,143)
Horários: abertura da casa – 21h / Início do show: 0h
Tempo do Espetáculo: aproximadamente 1h30
Ingressos
Valores: R$76,00 (inteira) e R$41,00 (meia-entrada).