Com cores vibrantes e o uso da pintura a óleo em tela, a artista plástica Raquel Taraborelli inaugura exposição na galeria de arte Um lugar ao sol, hoje, às 20h. Ao todo são 25 obras que vasculham cada centímetro da natureza em busca do belo, da suavidade e do contraste intencional entre as cores das flores, plantas e seus matizes. A artista retrata campos, jardins, papoulas, roseiras, gerânios e outras flores que povoam a simplicidade da natureza.
A idéia de Raquel é que o apreciador da arte busque paz e relaxamento com suas paisagens impressionistas. ?Muitas vezes, percebo que as pessoas se transportam para dentro da pintura, experimentando as sensações que vivencio enquanto sobreponho as camadas espessas de tinta?, diz. Em cada quadro, os detalhes que vão desde a textura das folhas, a luz, a sombra e o calor das cores emitido por formas de beleza fazem da exposição um relato fiel, ecológico e poético da paisagem natural.
Engenheira de alimentos por formação, a artista participa de exposições desde 1986, ano de sua primeira individual na galeria do Sesi de Sorocaba (SP). O uso de tons pastéis e pinceladas fragmentadas, de perto, são borrões; com uma pequena distância, ganham volume e transmitem a sensação de movimento. A grande inspiração de Raquel são as flores e cores; o mestre, Claude Monet (1840-1926). Segundo Raquel, entre os impressionistas, Monet foi o que mais transmitiu alegria em sua obra. ?Monet amava os jardins, os amigos, a pintura. Não há uma só tela em que angústia ou tristeza estejam registradas?, afirma.
Serviço:
Exposição de Raquel Taraborelli na galeria Um lugar ao sol (Rua Jaime Reis, 134), de hoje até dia 20 de dezembro. Mais informações pelo telefone (41) 3324-7871.