O cantador e violeiro Chico Lobo assina Viola Caipira – Tradição, Causos e Crenças, enquanto Oswaldinho do Acordeon assina Asa Branca Blues. E sob a chancela da gravadora Kuarup, é só procurar os CDs nas melhores casas do ramo.
No quinto disco de Chico Lobo, as folias, os pagodes de viola, catira, as modas, as toadas e cateretês estão presentes em uma linguagem instrumental e vocal muito rica. A sonoridade única da viola de dez cordas faz parceria com caixas de folia, acordeon, cavaquinho, bandolins, violões, vocais e com a prosa cabloca.
Chico convidou o Grupo de Catira Pedro Pedrinho, da cidade de Martinho Campos, em Minas Gerais, atualmente em sua 4.ª geração, para participar em Sonho de Violeiro, parceria com Jorge Fernando dos Santos. “O catira é uma `dança de colheita’, de agradecimento, de pagamento de promessa tão importante em Minas quanto em São Paulo e Goiás”, explica.
Juntamente a estes, estão a Orquestra Mineira de Violas, que participa com onze violas e vozes em Cheiro de Viola apresentando o compositor José Maria de Souza.
No dia 23 próximo, essas participações especiais também estarão presentes no show que Chico Lobo fará no Palácio das Artes, em Belo Horizonte.
Já Oswaldinho do Acordeon está lançando seu 14.º disco de carreira e o segundo pela gravadora Kuarup este ano. Asa Branca Blues confirma sua versatilidade como artista, capaz de permanecer fiel às suas raízes do Nordeste brasileiro e, ao mesmo tempo, enriquecê-las com o improviso do jazz e o balanço do blues.
Hermeto Pascoal faz participação especial em Forró pro Pedro, composta pelo próprio mestre em homenagem ao pai de Oswaldinho, Pedro Sertanejo. Entre as instrumentais destaque ainda a belíssima interpretação de Oswaldinho para a consagrada Free Step, de Chick Corea.
“Em meus trabalhos instrumentais, tenho tido o cuidado de ampliar mais os horizontes estilísticos, com faixas diversificadas e mais sofisticadas. A base essencial é sempre o forró, mas com influências do jazz, do blues e a técnica compatível com a mistura dialogada da sanfona com a guitarra, a bateria, o baixo, o sax e o piano”, diz Oswaldinho.
***
Os pedidos podem ser feitos ainda pelo telefone (21) 2220-1623, pelo fax (21) 2220-0494 ou pelo e-mail
kuarup@kuarup.com.br.