Foi um fim de semana difícil para o Quarteto Fantástico ao redor do mundo. Nos EUA, nos primeiros dias em cartaz, o filme arrecadou US$ 26,2 milhões – uma das menores estreias de todos os tempos para um filme da Marvel, e menos da metade que o filme de mesmo nome conseguiu em 2005. Missão Impossível: Nação Secreta, por exemplo, arrecadou US$ 156 milhões no seu segundo fim de semana.
Mas não é só isso – o filme foi um fracasso também de crítica. Na empresa americana CinemaScore, que mede a reação das audiências desde 1979, o filme foi avaliado como o pior longa de super-heróis produzido por um grande estúdio de Hollywood. No site Rotten Tomatoes, que também compila reações de espectadores e críticos, a avaliação ficou em 9%.
Na semana passada, o diretor Josh Trank escreveu alguns tuítes sobre sua insatisfação com o corte final do filme (que depois ele apagou), e reportagens em revistas especializadas apontaram que o seu comportamento bizarro no set chegou a lhe custar um cargo de direção em um spin off de Star Wars.
“A confluência das resenhas negativas com as redes sociais não ajudou em nada”, disse à revista Variety o diretor de distribuição do estúdio, Chris Aronson.