O melhor do Black Sabbath, quando o grupo era feliz e não sabia, está em Past Lives (Zomba Record), ao vivo e com o quarteto original: Ozzy, Iommi, Butler e Ward. “Os primeiros anos foram os melhores”, revela Ozzy. “Nós nunca variamos muito nosso estilo. Sempre tocávamos o que gostávamos”, diz Iommi. “Hoje em dia somos muito amigos. Quando estamos juntos, não entendo por que tudo ficou tão ruim. Acredito que algumas vezes temos que passar por certas dificuldades para chegar às coisas boas”, lamenta Ozzi.

Este disco não serve apenas de testamento do legado musical da banda em seu começo, mas também mostra o quão poderoso era o grupo ao vivo durante este período. Gravado em vários shows entre os anos de 1970 e 1978, na fase áurea do grupo, as músicas foram postas em dois CDs, dando uma visão geral da experiência do Black Sabbath.

Ao todo são dezoito músicas gravadas nos shows de Manchester, no Hardrock, em Londres, no Rainbow Theatre, ambos em 1973; em Paris, no Olympia, em 70 e Asbury Park Convention Hall, em Nova Jersey, em 1975.

Entre os clássicos do CD 1 estão Tomorrow?s Dream, Children of the Grave, Snowblind, War Pigs e Paranoid. No CD 2: Symphtom of the Universe, Iron Man, Black Sabbath e NIB. Past Lives mostra toda a energia do Black Sabbath em shows ao vivo. O grito de Ozzy na faixa Hole in the Sky é a prova disso: “Are you high?” (vocês estão altos?) “So Am I” (eu também estou!).

continua após a publicidade

continua após a publicidade