O jornalista e publicitário Antônio Luiz de Freitas, o Antoninho, presidente da Master Comunicação e Marketing, é o novo homenageado pela coluna Galeria Ilustre, na publicação Vida Universitária da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). Antoninho nasceu em 29 de agosto de 1944. Formou-se em Direito na então Universidade Católica do Paraná, em 1968.
“A PUC ministra ensino menos ortodoxo e mais aberto à novas correntes de pensamento”, elogia. “Oferece oportunidades a professores talentosos e, com bom currículo, ingressarem no magistério superior.” Como jornalista, Antoninho iniciou sua formação profissional nas redações de jornal e televisão. Foi secretário de Comunicação do governo do Paraná, de 1975 a 1979. Cursou Mestrado em Gerência de Comunicação na University of Southem Califórnia, em Los Angeles (EUA), de 1979 a 1981. De 1987 a 1990, lecionou e coordenou o curso de Publicidade e Propaganda da PUC. É presidente da Master Comunicação e Marketing, maior agência fora do eixo Rio-São Paulo.
Choques
Segundo Freitas, a comunicação social do Brasil passa por dois choques: um proporcionado pelas novas tecnologias, que permitem segmentação de serviços multimídia e de públicos consumidores, e o outro de mudanças de comportamento associadas a novos valores. “Trabalhar nesse cenário é desafio para os comunicadores”, afirma o ex-professor da PUC. “Anunciantes e leitores buscam novas soluções para seus problemas e expectativas. É preciso repensar o que aprendemos, integrar instrumentos mais adequados e saber aplicá-los, criar modelos a partir das necessidades das pessoas, ser criativo para inovar e perseverante para continuar lutando, desenvolver a capacidade de trabalhar em equipe.”
O homenageado diz que a motivação está acima de tudo. “Nunca passamos por outro momento tão rico em desafios.” Ao dirigir-se especialmente aos universitários e profissionais de nível superior, recomendou estudar, ler muito, ser curioso e atualizar conhecimentos. “Não se deixem superar por acontecimentos transitórios”, ensina. “Não há respostas certas e aplicáveis para todas as situações. Importante é identificar oportunidades, tomar decisões corretas na hora adequada. Quem tem base teórica sólida adquire a prática em pouco tempo.”