Começa nesta terça-feira, 28 de junho, e vai até 4 de julho 2005, em São Paulo, a 19.º edição do São Paulo Fashion Week – Verão 2006. O evento acontece na Fundação Bienal São Paulo e completa dez anos de sua criação, fechando assim um ciclo que teve início em julho de 1996. São esperadas 105 mil pessoas nos sete dias do Calendário da Moda mais badalado do País.
A edição Verão 2005/2006 traz uma retrospectiva dos momentos mais significativos do SPFW. Com a relação próxima entre moda e arte, o evento já abriu espaço para a expressão de artistas como Cândido Portinari, Lasar Segall, Bia Lessa, Isabelle Tuchband, Mari Stocker, Guto lacaz, Daniela Thomaz, Flávio de Carvalho e Tribolli.
O evento concentra, hoje, as principais marcas nacionais, aumentando de 21 para 46 o número de participantes. Seu público também cresceu, partindo de 30 mil pessoas, durante cinco dias do primeiro ano, para o público esperado desta edição. Grandes estrelas são esperadas nesta edição do SPFW, Gisele Bündchen, que desfilou para a Triton quando a marca estreou na 8.º edição no Inverno de 2000 e a curitibana Isabelli Fontana que foi revelada na 7.º edição na Primavera de1999 a 2000.
A revista Elle também montará um stand na Bienal. Além das novidades da nova coleção, a grife Água de Coco trará Vanessa Mota, revelação da MPB, ao vivo, acompanhada de percussionistas, no centro da passarela do desfile.
A grade de desfiles inicia-se com o estilista Ricardo Almeida às 14h30 de terça-feira. O último desfile deste dia é o da Ellus, às 21h, mas sem dúvida o ponto alto do dia é da Cia. Marítima com as roupas de praia, o forte da moda verão. Na quarta-feira, a Triton e a Zommp são os desfiles mais badalados. Na quinta-feira, Bristish Colony por Maxime Perelmuter e Fórum. Na sexta-feira, Água Doce e Iódice. No sábado, Lino Villaventura, VR Menswear. No domingo, Rosa Chá e Alexandre Herchcovitch. Na segunda-feira, a carioca Isabela Capeto, o paranaense Jefferson Kulig e a participação especial de Londres Basso & Brooke.
Fashion Rio
O Fashion Rio terminou com tendências bens claras, o predomínio do branco, tecidos naturais, colares gigantes, sandálias douradas e anabelas. Vestidos longos, amplos e esvoaçantes. Refletindo o verão carioca. Tudo à moda baiana.