Publicada versão definitiva das sonatas de Beethoven

Londres – Um professor de música da Universidade de Manchester, no norte da Inglaterra, publicou o que se acredita ser a versão definitiva das 35 sonatas do compositor alemão Ludwing van Beethoven (1770-1827).

Segundo informou nesta quinta-feira (3) o jornal inglês The Times, Barry Cooper passou os últimos dez anos estudando detalhadamente as peças musicais, que incluem três composições pouco conhecidas de Beethoven escritas quando ele tinha apenas 12 anos.

O resultado dos estudos é uma publicação de três exemplares que inclui manuscritos revisados pelo professor Cooper e um ensaio para ajudar os músicos intérpretes.

"O que fiz foi tentar reproduzir aquilo que Beethoven escreveu, e o que planejou escrever, de uma forma mais precisa que em edições anteriores", disse o especialista.

Ludwing van Beethoven, nascido em Bonn no dia 16 de dezembro de 1770 e falecido em Viena no dia 26 de março de 1827, é considerado o principal precursor da transição do classicismo ao romantismo.

O músico compôs 35 sonatas para piano, 16 quartetos de corda, sete trios, dez sonatas para violino e piano, uma ópera (Fidelio), cinco concertos para piano e orquestra e um para violino orquestra e aberturas.

Suas obras mais populares são as Nove Sinfonias, entre elas a Terceira Sinfonia, também chamada Heróica, a Quinta Sinfonia, e a Nona Sinfonia, cujo trecho do quarto movimento, baseada na Ode à Alegria de Friedrich von Schiller, foi eleito como hino da União Européia.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo