O Prêmio VivaLeitura anunciou nesta quinta-feira(20) os 15 finalistas de sua segunda edição. Os vencedores nas três categorias – (1) bibliotecas públicas, privadas e comunitárias; (2) escolas públicas e privadas; e (3) sociedade: empresas, ONGs, pessoas físicas, universidades e instituições sociais – serão conhecidos no dia 30 de outubro e receberão R$ 25 mil cada um. O Vivaleitura é a maior premiação individual para fomento à leitura promovida no Brasil. Na edição 2007, o prêmio registrou a inscrição de 1.855 projetos de incentivo à leitura. Em dois anos, são mais de 5 mil projetos cadastrados. Entre os finalistas estão os projetos Leia Maripá, de Maripá (PR), e Livro falado, uma questão de cidadania, de Curitiba.
Além do Paraná, São Paulo, Acre, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Ceará, e o Distrito Federal têm projetos entre os finalistas da edição 2007 do Prêmio Vivaleitura, que este ano recebeu inscrições de todos os estados brasileiros.
A premiação é uma iniciativa conjunta do Ministério da Educação (MEC), Ministério da Cultura (MinC) e Organização dos Estados Ibero-Americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura (OEI) e integra o Plano Nacional do Livro e Leitura (PNLL). O prêmio tem o patrocínio exclusivo da Fundação Santillana e apoio do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) e União dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime). A iniciativa tem o objetivo de estimular, fomentar e reconhecer as melhores experiências relacionadas à leitura.