A Biblioteca Pública do Paraná vai apresentar duas atividades culturais envolvendo pesquisa das tradições musicais populares brasileiras. É o projeto ?Tocadores?, que vai exibir nesta quarta-feira (8), às 15h e 18h, o documentário Tocadores ? Brasil Central e Tocadores ? Litoral Sul. Também, nesta quarta-feira (8) será aberta a exposição Tocadores na Escola, que reúne 34 cartazes com imagens do fotógrafo Zig Koch e textos de Lia Marchi voltados para jovens e crianças. O projeto aborda tradições musicais como o fandango, a Folia de Reis e seus elementos. Traz fotos de paisagens, instrumentos e artistas populares .
?Tocadores na Escola? é uma realização da Olaria Projetos de Arte e Educação, por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura. Voltado para pesquisa das tradições musicais, o projeto já resultou em um livro de arte de 336 páginas contando as histórias dos rabequeiros, violeiros, fandangueiros e foliões em todo território nacional. A obra foi indicada ao Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade (2003) do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, na catetoria melhor inventário de acervos e categoria.
A proposta do ?Tocadores? é documentar, divulgar e preservar as tradições folclóricas e o patrimônio do Brasil, despertando a consciência da valorização e do conhecimento das tradições. Iniciado em 1998, é fundamentado em pesquisa com artistas populares de duas regiões: Brasil Central e Litoral Sul. Entrevistas podem ser marcadas com Lia Marchi pelos telefones 3264-7518 e 91855512.
Serviço
Exposição: Tocadores na Escola
Textos: Lia Marchi
Fotos: Zig Koch
Data: 08 a 25 de junho
Local: Hall térreo da Biblioteca Pública do Paraná – Rua Cândido Lopes, 133
Cinema na Biblioteca: Homem, Terra, Música e Cordas
Exibição de documentários: Tocadores – Brasil Central e Tocadores ? Litoral Sul
Data: 08 de junho
Local: Auditório Paul Garfunkel da Biblioteca Pública do Paraná
Horário: 15h e 18h