Projeto “Primavera das Letras” é lançado na próxima segunda, em Cascavel

Os escritores cascavelenses Walter Zimermann e Mário Ferreira de Oliveira inauguram nesta segunda-feira, dia 11 de setembro, às 20 horas, no Museu de Arte de Cascavel (MAC), o projeto ?Primavera das Letras?, realizado pela Academia Cascavelense de Letras (ACL) em parceria com a Prefeitura de Cascavel, através da Secretaria da Cultura.

O projeto proporcionará, a cada quinze dias, um lançamento de livro inédito e uma noite de autógrafos, sempre destacando dois autores de Cascavel. Nesta segunda-feira, Zimermann autografará o seu livro ?Hienas & Crocodilos ? Caso Deputado Tiago Novaes, editado pela Coluna do Saber, em 2005, e o escritor Mário Ferreira de Oliveira fará o lançamento oficial de seu livro ?O alienígena?,  editado pela Secretaria de Estado da Cultura.

O projeto, segundo o presidente da ACL, Antonio de Jesus, visa divulgar a produção editorial local, bem como levar os escritores a espaços alternativos, de forma a estabelecer um contato direto que viabilize atividades de leitura, e conseqüentemente, diálogos e discussão com a população.

A realização da ?Primavera das Letras? insere em definitivo Cascavel no circuito editorial do Estado vindo reforçar a potencialidade do mercado editorial na região. ?Nunca houve na cidade acontecimento desse tipo no terreno literário, apesar da produção de literatura cascavelense jamais ter se estagnado?, complementa o vice-presidente da ACL, Marcio Eduardo Ouriques Couto, lembrando que o evento atuará junto à democratização do acesso, fomento à leitura e formação, valorização do livro e apoio à criação e produção literária local.

Os autores

Walter Zimermann é radialista há 47 anos, formado em jornalismo e com pós-graduação em História do Brasil e Ciência Política. É membro-fundador da Academia Cascavelense de Letras (ACL). O livro "Hienas & Crocodilos" é um sucesso editorial com milhares de livros vendidos no Estado do Paraná, e mostra o vale-tudo na busca pela audiência, a corrupção que acoberta o crime e a Justiça que tarda e também falha. O foco central do livro é o assassinato do polêmico deputado e radialista Tiago Novaes. Todavia, é feita uma abordagem sobre temas políticos e seus protagonistas ? os políticos, o desserviço de policiais corruptos e torturadores, as conseqüências nefastas da Justiça morosa e ajustada ao sistema e a falta de ética nos meios de comunicação. Na medida em que tais temas são levantados, a obra recorda eventos que marcaram, negativamente, a atuação de políticos, policiais e homens da Justiça, em nosso país, no limiar deste terceiro milênio. E antes dele.

Mário Ferreira de Oliveira é um dos escritores mais profícuos e talentosos do Paraná, e alcança com seu novo trabalho literário a nona obra publicada. A sua atividade de escritor alcança a o verso e a prosa, através de crônicas, contos e romances. Alguns de seus títulos mais conhecidos são "Vivendo e Aprendendo", "O Peregrino", "Fragmentos" e "Eletrônica da Vida". O livro "O Alienígena" nos remete a um clássico filme de 1951, "O Dia em que a Terra Parou", onde um homem que vem do espaço traz uma mensagem positiva, de esperança  e de alerta para o povo da Terra que vive a ameaça de um holocausto nuclear. Neste trabalho, Mário escreve uma bela história de um visitante extraterrestre que nos dá um recado direto para que os homens deste nosso tempo se entendam, e compreendam a sua natureza, com defeitos e virtudes, ajudando-se mutuamente. Mário denuncia que já perdemos muito tempo deixando de tirar proveito do que há de melhor em nós, que é a capacidade de pensar, refletir.

Serviço:
Evento: Primavera das Letras
Data: 11 de setembro
Local: Museu de Arte de Cascavel (MAC)
Horário: 20 horas
Melhores informações pelo telefone (45) 9122-9530

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo