Projeto Pixinguinha volta em abril com toda a força

Um bom show merece um bis. Por isso, em 2005, o Projeto Pixinguinha está de volta com a melhor música do País. De abril a novembro, a segunda edição do projeto -depois de sua retomada – ampliará seu palco, chegando a mais cidades do interior, além das capitais.

Serão quatro caravanas a cada mês – cada uma delas com três atrações – que cairão na estrada, fazendo a música brasileira chegar às platéias de mais de 50 cidades, num total de 256 apresentações. Um mapa do talento musical brasileiro que voltou a percorrer os palcos do País mostrando a diversidade e a garra da mais poderosa música popular do planeta: são 96 artistas e mais de cinco dezenas de cidades numa iniciativa da Funarte com patrocínio da Petrobras (através da Lei de Incentivo à Cultura), com recursos federais do Fundo Nacional de Cultura e apoio da Varig e Associação Cultural Funarte.

O Projeto Pixinguinha contabilizou, em sua primeira edição, vinte anos de caravanas musicais pelo Brasil afora, a partir de 1977. Após cinco anos de intervalo, em 2004 retornou aos palcos, reformado e fortalecido. Trouxe de volta à estrada esse generoso painel da música brasileira, oferecendo espetáculos inéditos, de alta qualidade, a preços populares, lotando teatros, ginásios e praças.

De setembro a novembro, todas as regiões do País receberam um elenco diferente a cada espetáculo – alguns agrupados pelas semelhanças de propostas e outros pelo contraste. Diretores teatrais de vários estados, como Adyr Assumpção, Flávio Marinho, Márcio Meirelles e Moacir Chaves, fizeram dessa mistura um espetáculo coeso.

Em 2005 tem mais

Novamente com o patrocínio da Petrobras e recursos do Fundo Nacional de Cultura e apoio da Varig e da Associação Cultural Funarte, as caravanas voltarão a circular, de abril a novembro, atingindo agora mais cidades do interior e as periferias de grandes centros urbanos, além das capitais.

Os artistas que integram o elenco do Pixinguinha 2005 foram selecionados pelo edital realizado no ano passado. Entre as mais de 90 atrações escolhidas, já estão confirmados nomes como João Donato, Mônica Salmaso, Elton Medeiros, o grupo Tira Poeira, Miúcha, Moacyr Luz, Leila Maria, Ceumar e Jongo da Serrinha.

A partida se dá em Salvador no primeiro dia de abril: Joyce, Márcia Siqueira e Sérgio Santos, da Caravana 2, abrem o projeto e irão percorrer mais sete cidades: Aracaju, Maceió, Recife, João Pessoa, Campina Grande-PB, Natal e Fortaleza. Já João Omar, Lula Queiroga & Banda Wolfgang e Silvério Pessoa, da Caravana 1, começam os shows pelo Rio de Janeiro, no dia 6, se apresentando também em Belo Horizonte, Vitória, São Paulo, Porto Alegre, Caxias do Sul-RS, Curitiba e Ponta Grossa-PR.

Cada show receberá a costura saborosa de um diretor de renome, numa seleção que abrange também artistas de diversas regiões. Nestas primeiras caravanas haverá nomes consagrados como Irene Brietzke, Luiz Arthur Nunes, Roberto Lage e Túlio Feliciano assinando a direção dos espetáculos.

Novidade

O Pixinguinha 2005 traz ainda mais uma novidade: quem não puder assistir aos shows terá a chance de ouvir pelo rádio os encontros entre artistas de gêneros e origens diferentes, que só acontecem no Pixinguinha. O ensaio geral de cada show será realizado nos estúdios da Rádio Nacional, no Rio de Janeiro, e transmitido pela emissora para todo o País, além de se tornar parte do acervo audiovisual da Funarte.

Abril dedicado ao Dia Nacional do Choro

O mês de abril é dedicado ao projeto do Dia Nacional do Choro. Realizado pelo grupo Camerata Brasileira, de Porto Alegre, o projeto contempla um festival que terá apresentação de vários grupos musicais e uma exposição sobre a obra de Pixinguinha na capital gaúcha.

No dia 21 de abril, um espetáculo com o grupo Luz das Cordas abre o projeto com uma apresentação na Assembléia Legislativa de Porto Alegre. Já no dia 22, no mercado público municipal haverá a apresentação dos grupos finalistas do 1.º. Festival de Choro de POA, a exposição sobre a vida e obra de Pixinguinha e uma Roda de Choro.

Uakti

A turnê de lançamento do novo CD do grupo Uakti irá percorrer, no mês de maio, sete capitais brasileiras, com a primeira apresentação marcada entre os dias 3 e 5, em São Paulo, no Sesc Pinheiros.

O grupo mineiro Uakti, criado em 1978, desenvolve um trabalho instrumental a partir de pesquisas com instrumentos artesanais, confeccionados com materiais como tubos de PVC e vidros, todos feitos por Marco Antônio Guimarães, diretor do grupo.

Programação:

De 3 a 5/5 Show Uakti em SP, no Sesc Pinheiros.

10 e 11/5 – Show Uakti, no RJ, na Sala Cecília Meirelles.

13/5 – Show Uakti, em Porto Alegre, no Salão de Artes da PUC.

15/5 – Show Uakti, em Curitiba, no Teatro Guaíra.

21 e 22/5 – Show Uakti, em Belo Horizonte, no Palácio das Artes.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo