A experiência do Projeto Olho Vivo em promover uma oficina de vídeo para crianças da Vila das Torres no ano passado provou que o ?fazer? cinema pode ser acessível a todas as idades. E não é à toa que o Minha Vila Filmo Eu tem continuidade nesse segundo semestre de 2006, com um diferencial: ser voltado para jovens.
Os cursos começam no dia 11 de setembro. Nessa nova etapa, o projeto terá oficinas de vídeo, interpretação e sessões de cinema gratuitas voltadas para aquela comunidade. As aulas acontecerão na sede do Olho Vivo, próximo à Vila das Torres e as sessões gratuitas de cinema serão no Clube de Mães, todos os sábados. ?A idéia é colocá-los em contato com filmes que os sensibilizem e os despertem para os temas das aulas, além de curtas já realizados pelo Olho Vivo?, diz Marcelo Munhoz, ministrante das oficinas de interpretação.
A preparação básica para a interpretação no palco e no vídeo vai proporcionar aos adolescentes a participação da gravação de um curta-metragem e a seleção para uma peça de teatro. Já na oficina de vídeo, promovida pelo cineasta Luciano Coelho, proporcionará ao grupo a elaboração de dois curtas: uma ficção e um documentário.
Parcerias
Desde a sua fundação, em 2003, o Olho Vivo conta com a parceria do Clube de Mães na Vila das Torres para desenvolver os projetos sociais naquela comunidade. Nessa nova etapa, um convênio entre o Ministério da Cultura e o Olho Vivo conferiu ao Minha Vila Filmo Eu o caráter de ?Ponto de Cultura?. Com esse apoio do governo Federal o projeto ganha força para se estender por dois anos, fomentando a cultura regional e o resgate social.
Serviço:
Projeto Olho Vivo ? Minha Vila Filmo Eu
Início das aulas: 11 de setembro
Oficinas de vídeo ? com Luciano Coelho
Idade mínima: 15 anos
Aulas terças e quintas, das 14h30 às 17h30
Oficinas de Interpretação ? com Marcelo Munhoz
Idade mínima: 12 anos
Aulas segundas, quartas e sextas, das 14h30 às 17h30.
Sessões de Cinema ? Clube de Mães da Vila das Torres
Sábados ? 15h00
Entrada gratuita