Projeto cultural prioriza música

Projeto selecionado no 1.º Edital Regional do Natura Musical, que deu continuidade ao projeto de oficinas do grupo musical Uakti, patrocinado na fase piloto do Natura Musical em Minas Gerais. As oficinas foram realizadas em quatro cidades do Vale do Jequitinhonha (Montes Claros, Diamantina, Chapada do Norte e Araçuaí), em teatros ou centros culturais das cidades. Ao término das oficinas, uma apresentação final à comunidade de cada cidade, com a participação do grupo Uakti, juntamente com professores, monitores e alunos atendidos pelo projeto.

Um dos selecionados no 1.º Edital Nacional do Natura Musical, o projeto Calendário do Som consistiu no lançamento nacional do segundo CD da Itiberê Orquestra Família, denominado Calendário do Som, com a realização de concertos e workshops em Salvador, São Paulo, Rio de Janeiro, Curitiba, Florianópolis, Porto Alegre, em 2005 e no início de 2006. O Calendário do Som é um CD inspirado no livro homônimo de Hermeto Pascoal, onde constam 367 partituras manuscritas (melodia e harmonia) por Hermeto, que têm por objetivo homenagear todos os aniversariantes do mundo.

Músicos, produtores e pesquisadores culturais de todo o Brasil que procuram patrocínio para viabilizar seus projetos já podem inscrever seus trabalhos no Concurso Natura Musical. Ao completar um ano de existência no último mês de março, o Natura Musical está comemorando o sucesso de vários projetos realizados no ano passado e abre o edital de 2006 com uma novidade: o concurso será voltado tanto para pessoas jurídicas quanto para pessoas físicas. As inscrições são gratuitas e já podem ser efetuadas até 16 de junho deste ano. O formulário está disponível no site www.natura.net/patrocinio.

?A Natura este ano vai investir 1 milhão de reais. As pessoas ou empresas que queiram realizar projetos culturais ligados à música poderão solicitar até 500 mil reais?, afirma a gerente de marketing institucional da Natura, Renata Sbardelini. Os projetos devem ter a música como tema, mas podem ser realizados de várias formas. ?É um concurso abrangente. Pode ser uma exposição cultural, o resgate de algum acervo que esteja esquecido, um show, gravação de CDs e DVDs, oficinas de música, seminários e muitas outras coisas que divulguem novos talentos e também talentos antigos, que não têm muita oportunidade de mostrar seu trabalho?, explica Renata.

A música foi o tema escolhido pela Natura depois de pesquisas e conversas com músicos terapeutas. Segundo esses especialistas, a música transporta as pessoas para um estado de bem-estar, além de mexer com as emoções e os sentimentos. ?Nós escolhemos a música porque acreditamos que ela tem o poder de conectar e unir as pessoas, e também porque nós sabemos que a música brasileira é muita rica e diversificada. O Brasil é um país musical, que possui muitos artistas criativos que merecem um espaço?, diz Renata Sbardelini.

Dentre as ações realizadas no ano passado, estão projetos de homenagem a grandes compositores da música brasileira, resgate de memória, realização de projetos em que alguns estilos nacionais se fizeram presentes como o frevo, o jongo, o samba e o choro, além de produção de CDs e de patrocínio a shows e apresentações. Foram vários projetos realizados por todo o País, mas o Sul do Brasil foi uma das regiões que menos participou, com um projeto que surgiu de Porto Alegre apenas. ?Nós esperamos que o Paraná participe este ano, porque sabemos que é um estado com uma cultura muito rica e com muita coisa boa?, avaliou Renata.

As propostas inscritas serão avaliadas entre junho e julho por uma comissão técnica especial formada por músicos, produtores e jornalistas do setor musical.

Em caso de dúvida sobre o Concurso Natura Musical, a pessoa pode enviar um e-mail para: patrocinio@natura.net.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo