Depois de sete palestras que mostraram os mais diferentes tipos de sonoridades do cenário cultural, o projeto Ciclo de Música retorna as atividades amanhã (11 de abril). Na abertura, o guitarrista Murillo Da Rós vai coordenar a palestra em formato de concerto didático intitulada ?Flamenco ? Ritmos e Raízes?. O evento acontece às 19h, na Livrarias Curitiba Megastore do Shopping Estação e a entrada é franca.
A apresentação será divida em três partes. Na primeira, Da Rós vai apresentar o canto flamenco junto com a cantora Andréa Gutierrez. Na segunda, a guitarra, que vai ter a participação do instrumentista Juan Tomáz Álvares e na terceira a dança que será interpretada por duas bailarinas. ?Dessa forma, o público tem mais facilidade de compreender as explicações e poderá adquirir novos conhecimentos sobre esse ritmo?, conta Horácio De Bonis, consultor de música da Livrarias Curitiba e idealizador do projeto.
Caracterizado como uma arte universal, tanto por seu apelo de influências musicais amplas que lhe foram incorporadas, como jazz e música latina, quanto por expressar sentimentos comuns e independentes de referências geográficas, a cadência flamenca torna-se capaz de cativar platéias em todo o mundo e atingir desde o público mais erudito ao popular.
O gosto pela apaixonante arte vem da Espanha e é resultado da fusão entre diversas culturas ancestrais, como a hindu, árabe e judaica. ?Historicamente, grupos ciganos oriundos do sul da Índia percorreram a Europa e encontraram tolerância na região de Andaluzia, que já configurava como um ponto de encontro de povos e religiões em uma época de rara convivência harmônica e contribuíram para o surgimento da manifestação cultural?, explica Da Rós.
Resultados
Desde que foi criado em 2005, o Ciclo de Música reuniu mais de 200 participantes nas edições anteriores. Entre os gêneros que já foram abordados, destaque para o minimalismo, a música clássica da Índia e da Idade Média, os sons de Pernambuco, o afropop, o violão brasileiro, blues e rock dos anos 80.
Para 2006, sete eventos estão previstos para acontecer até o mês de julho. O próximo será uma palestra no dia 25 de abril, no mesmo local e horário, e o tema será ?Choro ? do Fundo de Quintal às Portas da Academia?, com a flautista e historiadora Ana Paula Peters.
E para facilitar o entendimento, todos os participantes recebem gratuitamente um folheto editado para cada apresentação com elementos sobre o tema e que também serve como um guia introdutório para os leigos. ?Assim, conseguimos levar informações a todos os participantes e aqueles que já tem mais conhecimentos conseguem obter mais novidades sobre cada tema proposto?, finaliza De Bonis.