E o cinema nacional não comemora uma, mas duas datas de nascimento no Brasil. O 19 de junho, Dia Nacional do Cinema Brasileiro, corresponde à data, em 1898, em que o pioneiro Afonso Segreto captou as imagens da baía de Guanabara, de dentro do navio que o trazia da Europa, o Brésil. E o 5 de novembro, de 1896, é a data da primeira exibição pública, no País – e no Rio -, do cinematógrafo criado pelos irmãos Lumière. Nenhuma surpresa que a segunda tenha sido escolhida pela rede Cinemark para homenagear o cinema brasileiro. Não exatamente o dia, mas o mês.

continua após a publicidade

Será nesta segunda-feira, 7, o 17º Projeta Brasil, em que, por apenas R$ 3 e em todas as salas da rede Cinemark – cerca de 600, menos as Salas Vips -, de todo o País, o público poderá fazer, num só dia, a revisão do cinema nacional em 2016. No ano passado, o Projeta Brasil vendeu 100 mil ingressos. Este ano, a expectativa é aumentar o número de espectadores. Para isso, a programação está muito atraente, com Aquarius, de Kléber Mendonça Filho, Boi Neon, de Gabriel Mascaro, Nise – No Coração da Loucura, de Robert Berliner, Mãe Só Há Uma, de Anna Muylaert e mais 37 títulos para você escolher o que assistir.

continua após a publicidade

Não são todos os filmes brasileiros lançados no ano. A programadora Rebeca de Paula Cardoso esclarece que a curadoria do evento é uma atividade muito mais técnica que artística, selecionando filmes exibidos pela rede e que permanecem em cartaz ou saíram recentemente, para facilitar a funcionalidade da operação. Há oito anos diretora de Marketing da rede, Bettina Bocklis acrescenta que o projeto nasceu na diretoria anterior, mas se mantém como uma conquista que beneficia a todos.

continua após a publicidade

O cinema brasileiro ganha exposição – e este ano a peça promocional é centrada em Paulo Gustavo, que não tem nenhum filme nessa programação mas será (espera-se) o estouro do fim de ano com Minha Mãe É Uma Peça 2 – e Bettiina aproveita para destacar o que pouca gente sabe. A bilheteria é doada e reverte em iniciativas da rede com a Ancine e festivais de cinema como o do Rio. A lista completa dos filmes está no site da Rede Cinemark, mas você pode ir diretamente ao conjunto de salas mais próximo. Sempre haverá o que ver, e coisas boas.

As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.