O Encontro com o Cinema Brasileiro, que integra as atrações do Circuito Cultural Banco do Brasil, apresenta neste final de semana:
Dia 19 de novembro, sábado
17h30 Doces poderes (97 min) (SP,1996)
Jornalista recém-chegada a Brasília assume a chefia da sucursal da maior rede de TV do país. O ex-ocupante do cargo foi dirigir a campanha de um candidato. Vários colegas de redação fazem o mesmo, e enchem seus cofrinhos trabalhando para os mais variados partidos, sem preocupação com ideologias ou princípios. Ao mesmo tempo em que entra em conflito com a situação, a jornalista é um dos vértices de um triângulo amoroso completado por um deputado e um colega de trabalho. Com Antônio Fagundes, Marisa Orth, Tuca Andrada, Sérgio Mamberti, Otávio Augusto, José de Abreu, Luiz Melo, Zezé Polessa, Chico Dias, Jonas Bloch, Stepan Nercessian.
Tempo de Duração: 97 min.
Classificação etária: 14 anos
19h30 O olhar estrangeiro (70 min) (RJ, 2005)
É um filme sobre os clichês e as fantasias que se avolumam pelo mundo afora sobre o Brasil. Baseado no livro ?O Brasil dos gringos?, de Tunico Amâncio, o documentário mostra a visão que o cinema mundial tem do país. Filmado na França (Lyon e Paris), Suécia (Estocolmo) e EUA (Nova York e Los Angeles), o filme, através de entrevistas com os diretores, roteiristas e atores, desvenda os mecanismos que produzem esses clichês.
Tempo de duração: 70 min
Classificação etária: Livre
21h30 Que bom te ver viva (100 min) (RJ, 1989)
Vinte anos depois, como vivem as ex-presas políticas brasileiras? O filme quer responder a esta pergunta entrevistando oito mulheres que enfrentaram a tortura e a prisão decorrentes do Golpe de 1964, intercalando estes depoimentos com delírios e fantasias vividas pela atriz Irene Ravache. O filme é um misto de documentário e ficção. Com Irene Ravache e participação especial de ex-presas políticas.
Tempo de Duração: 100 min
Classificação etária: 14 anos
Dia 20 de novembro, domingo
17h30 Brava gente brasileira (104 min) (RJ, 2000) – FOTO EM ANEXO
No século XVIII o Brasil ainda é um território desconhecido para Portugal, cheio de mistério e estranhos habitantes. A Coroa já tem noção de suas dimensões continentais, mas precisa mapeá-lo. Em 1778, uma caravana é mandada ao Pantanal para fazer um levantamento topográfico da região, aos cuidados do astrônomo, naturalista e cartógrafo Diogo. A caravana deve seguir para o Forte Coimbra, mas é assediada constantemente pelos índios cavaleiros, com que Portugal tem um acordo de paz. A trajetória do grupo será marcada por todo tipo de violência e barbárie, principalmente contra as belas índias que são encontradas no caminho. Com Diogo Infante, Floriano Peixoto, Buza Ferraz, Sérgio Mamberti, Leonardo Villar e Comunidade Kadiweu.
Tempo de duração: 104 min
Classificação etária: 16
19h30 Quase dois irmãos (102 min) (RJ, 2004) – FOTO EM ANEXO
Através de dois personagens, Miguel, um jovem intelectual de classe média preso político na Ilha Grande, e hoje deputado federal, e Jorge, filho de um sambista que de pequenos assaltos se transformou num dos líderes do Comando Vermelho, o filme tem como pano de fundo a história política do Brasil nos últimos 50 anos, contada também através da música popular, o ponto de ligação entre esses dois mundos. Hoje, começa um novo ciclo: Miguel tem uma filha adolescente, que fascinada pelas favelas e pela transgressão, se envolve com um jovem traficante. Com Caco Ciocler,
Fernando Alves Pinto, Marieta Severo, Flávio Bauraqui, Luiz Melodia, Maria Flor, Werner Shüneman, Fernando Eiras.
Tempo de duração: 102 min
21h30 Doces poderes (97 min) (SP,1996)
Jornalista recém-chegada a Brasília assume a chefia da sucursal da maior rede de TV do país. O ex-ocupante do cargo foi dirigir a campanha de um candidato. Vários colegas de redação fazem o mesmo, e enchem seus cofrinhos trabalhando para os mais variados partidos, sem preocupação com ideologias ou princípios. Ao mesmo tempo em que entra em conflito com a situação, a jornalista é um dos vértices de um triângulo amoroso completado por um deputado e um colega de trabalho. Com Antônio Fagundes, Marisa Orth, Tuca Andrada, Sérgio Mamberti, Otávio Augusto, José de Abreu, Luiz Melo, Zezé Polessa, Chico Dias, Jonas Bloch, Stepan Nercessian.Tempo de Duração: 97 min.
Classificação etária: 14 anos