O projeto Furnas Geração Musical, que incentiva jovens músicos eruditos a se aperfeiçoar na carreira, e oferece oportunidades de apresentações em recitais de produção profissional, realizará a seleção dos músicos paranaenses inscritos no programa, neste sábado (1) e domingo (2) em Curitiba. Os três músicos paranaenses selecionados deverão participar da final no Rio de Janeiro, no dia 19 de agosto, e concorrer com mais 24 selecionados de oito estados brasileiros a uma bolsa de estudos que dará direito a aulas com professores de renome nacional.

continua após a publicidade

O programa de incentivo a jovens músicos eruditos foi lançado no Paraná, em São Paulo, Mato Grosso, Goiás, Espírito Santo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e no Distrito Federal. Em cada estado, após criteriosa seleção, o júri escolhe os três candidatos mais promissores. Os finalistas de vários pontos do Brasil irão para o Rio de Janeiro, onde disputarão a bolsa de estudos oferecida por FURNAS. Na etapa final, serão selecionados apenas três candidatos entre os 24 finalistas de todo o Brasil.

A bolsa abrangerá o pagamento de um curso particular, sob a orientação de professor de renome nacional, residente no Brasil, para aperfeiçoamento do jovem músico, pelo período de 12 meses, com uma aula quinzenal, além das despesas com transporte aéreo, urbano e alimentação. Em um ano, os três bolsistas se apresentarão em concerto com orquestra. O programa também proporcionará o intercâmbio de músicos nos vários estados.

Seleção 

continua após a publicidade

Durante a seleção serão realizados três recitais de câmara locais, onde tocarão de dois a seis músicos, em apresentações solo ou com acompanhamento de músico profissional, com duração máxima de 70 minutos. A composição de cada recital será feita pelo júri. Em Curitiba, a seleção será realizada na Escola de Música e Belas Artes do Paraná.

A ordem de apresentação nos recitais será a seguinte: violão, canto, instrumentos de corda e arco, harpa, flauta transversal, instrumentos de sopro de madeira, instrumentos de sopro de metal, instrumentos de percussão sinfônica e piano. Os cantores se apresentarão no início do horário da tarde nos dias das provas de seleção.

continua após a publicidade

No caso de dois músicos tocarem o mesmo instrumento, a ordem será alfabética, pelo último sobrenome.Cada músico deverá levar seu próprio acompanhador no recital local.Os jovens selecionados ficam obrigados a comparecer à sessão de fotos marcada pelo programa Furnas Geração Musical e fornecer à supervisora geral do programa currículo e programa completo do recital dois meses antes de sua realização. Mais informações no site www.espacofurnascultural.com.br/furnasgeracaomusical.