Duas atividades culturais vão marcar este sábado na Biblioteca Pública do Paraná. A Pró-Música de Curitiba apresenta dois espetáculos. O primeiro será um concerto de música eletroacústica (produção sonora de artes da Universidade Federal do Paraná), às 11h, no hall térreo. Logo em seguida, às 11h30, no Auditório Paul Garfunkel haverá a apresentação de um quarteto de flautas transversais. Segundo Daniel Binotto, presidente da Pró-Música de Curitiba, Spectro VGA e electroalien são resultado da proposta do professor Maurício Dottori aos estudantes de Música Eletroacústica, matéria oferecida no curso de Música.
A idéia era compor e executar uma peça eletroacústica, música reproduzida por dispositivos eletrônicos, usando seis ou mais caixas sonoras. Grupos de três ou quatro alunos se uniram e cada um ficou responsável pela composição do material sonoro que seria emitido por duas caixas de som. A música de cada integrante seria tocada simultaneamente com a dos seus colegas de grupo, gerando, assim, peças desenvolvidas por um processo de composição em conjunto. O resultado final deste trabalho será apresentado neste sábado.
Flautas
O Quarteto Pneuma de flautas transversais surgiu, segundo Binotto, do projeto do professor Giampiero Pilatti, da Escola de Música e Belas Artes do Paraná. Os integrantes do Pneuma se reuniram pela primeira vez em setembro do ano passado. Clayton Rodrigues da Silva, Eliane Luiza Müller, Jennifer Heinrichs e Priscila da Silva de Assis são estudantes da Embap.
Desde então, o grupo tem se apresentado em diversos espaços culturais, com repertório diversificado, que vai desde a música barroca até a contemporânea. A palavra pneuma vem do grego que significa “sopro”, “respirar”. O grupo divulga repertórios menos conhecidos que caracterizam a sua formação.