A simulação do movimento e a introdução de cores se destacam na mostra Pinturas, da artista plástica Cláudia Guimarães. É a sua primeira exposição individual em quase 10 anos, período em que ela também se dedicou ao cinema e à fotografia. A abertura está prevista para a próxima terça-feira (12), às 19h, no Palacete dos Leões, Espaço Cultural BRDE, em Curitiba.
Cláudia recorreu à técnica do óleo sobre tela para preparar as 198 obras da exposição. A influência do cinema, área em que costuma atuar nas direções de arte e de fotografia, é evidente no conjunto das peças, divididas entre telas pequenas e grandes. ?Com a ligação entre elas, busquei criar a sensação de um filme. Dessa forma, os quadros menores são planos fechados. Os maiores, abertos?, explica a pintora.
A ilusão de movimento é garantida pela união de pontos brancos em telas pretas e amarelas, ladeadas por quadros em outras cores, como a vermelha, que se alternam a cada ambiente. Aí, por sinal, uma novidade nas composições de Cláudia. ?Eu sempre trabalhei mais com preto e branco, mas senti a necessidade de me expressar com outras cores desta vez. Eu precisava disso?, revela.
Em Pinturas, Cláudia mostra que é possível ir além do espaço de uma tela ou fotografia que permeiam o universo humano, dando direções diversas àquilo que poderia estar apenas enquadrado. Segundo ela, estar fora do quadro pode dizer que se está dentro dele e de algo que vá além das telas de pintura ou de projeção. A curadoria da exposição é de Regina Guimarães.
Cláudia Guimarães é formada pela Escola de Belas Artes do Paraná, com especializações em Arte-Educação, História da Arte do século XX e Cinema. Diretora de fotografia formada pela Escola Internacional de Cinema e Televisão de Cuba, Cláudia assina letreiros de documentários, filmes de arte e várias produções do cinema nacional. Já montou atelier de arte para internos do Hospital Psiquiátrico Nossa Senhora da Luz e da extinta Prisão Provisória do Ahu, em Curitiba.
Serviço:
Mostra individual Pinturas de Cláudia Guimarães, dia 12 de setembro, das 19h às 22h; de 13 a 29 de setembro, das 12h30 às 18h30, no Palacete dos Leões, Espaço Cultural BRDE (Av. João Gualberto, 530). De graça.