Preparado para 2003? Pois é, este ano promete muita coisa. Lançamento de discos e filmes legais. Blogs e sites bacanas pululando a cada dia na internet e a troca de arquivos compactados correndo solta, possibilitando o surgimento de novos Strokes, tão bons quanto os originais. Promessa de dólar mais baixo para que você, caro leitor, possa ter mais acesso a produtos importados e, enfim, ver mais e melhores bandas internacionais por aqui. Em Curitiba, a perspectiva de um excelente festival em março e uma penca de shows de primeira linha. A consolidação de um mercado fonográfico independente brasileiro, com o crescimento de gravadoras de pequeno e médio porte e distribuição mais eficiente em todo o país.
***
Vai marcando na sua agenda. Se você não gosta de samba e é mesmo doente do pé, Curitiba será o melhor lugar do mundo para passar o Carnaval. Motivo: o Curitiba Pop Festival, que será realizado entre 1.º e 3 de março. Há algumas semanas o zum-zum-zum vem correndo solto entre bandas, jornalistas e freqüentadores de listas e chats fazendo prospecções sobre as duas dezenas de atrações. Afinal, um jornal paulista anunciou que o Dream Team da música pop contemporânea poderia desembarcar na capital paranaense nestes três dias. Strokes, White Stripes, Radiohead, Wilco, Hive, Vines, Foo Fighters, Idlewild e muitos outros. Sonhar é bom e não custa nada. Tomara que venham todos – pelo menos alguns desses já seria o suficiente para deixar o evento na história. As primeiras informações oficiais estão sendo prometidas para as duas primeiras semanas de janeiro. Vamos ficar na torcida e acender as velas.
Enquanto isso, parece que o elenco nacional já está sendo montado. Nada oficial por enquanto, mas fontes indicam que a espinha dorsal será montada por nomes do primeiro escalão da cena indie nacional. Thee Butcher?s Orchestra, Los Hermanos, Cachorro Grande, Los Pirata, Pullovers, Bidê ou Balde, Walverdes, MQN, Mechanics, Mim, Vulgue Tostoi, Leela, Onno, Casino, Space Rave, ESS, Valv, Monokini, Wonkavision… Por enquanto só especulação, mas alguns desses nomes deverão mesmo estar entre os confirmados.
***
Discos aguardadíssimos em 2003: Asian Dub Foundation (janeiro, com direito até a participação de membro do Racionais MCs e letra sobre massacre do Carandiru), Blur (primeiro semestre, mais eletrônico e sem o excelente guitarrista Graham Coxon), o álbum de estréia do Yeah Yeah Yeahs (se for do mesmo nível que o EP estará óóóóótimo…), White Stripes (o quarto), Strokes e Vines (o temido “segundo disco”), Radiohead (para breve), Malkmus solo (tão bom e parecido quanto o Pavement), Hives (será que agora vai?), a prometidérrima caixa com raridades do Nirvana (será que agora também vai?)…
***
A Trama promete lançar no Brasil nas próximas semanas o álbum de estréia do Interpol. O quarteto, que pertence ao elenco do cultuadíssimo selo Matador, é mais um dos nomes da celebradíssima safra nova-iorquina de 2002. O som é totalmente influenciado por ícones eighties britânicos. Joy Division, Smiths, Cure, Echo & The Bunnymen. Quem já andou baixando pela internet sabe a maravilha que o disco, Turn On The Bright Lights é.
***
Monokini, Pullovers, Bidê ou Balde são três bandas independentes que lançaram discos no final do ano passado. O primeiro, pela Bizarre, chamado Mondo Topless. O outro, já no segundo álbum, soltou pelo Sebo 264 Riding Lessons. Já o BoB veio com Outubro ou Nada, pela gravadora gaúcha Antídoto. Todos sem muito estardalhaço da grande imprensa, que não sabe o que está perdendo. Três pérolas (rock melódico e pegajoso, com dissonâncias e grooves no caso do Monokini ,com muita garra e distorção no do Pullovers e new wave pura no do BoB) que farão estes dois nomes ficarem maiores ainda.
***
Enquanto isso, Curitiba continua crescendo a passos lentos. Grande quantidade de shows e lançamentos fonográficos se multiplicando pelos quatro cantos. O selo carioca midsummer madness (com iniciais em minúsculas mesmo) disponibilizará para todo o país o fantástico EP de estréia do ESS (Rossfield, que mistura rock e eletrônico em doses iguais).
***
Aliás, vale ressaltar a junção de forças de misummer madness, Bizarre (SP) e Monstro Discos (GO) na distribuidora indie Cartel. Esse Cartel será mais do que do bem. Será dos bons sons.
***
Por enquanto é só, pessoal. Terça-feira que vem tem mais. Meu e-mail para sugestões, dúvidas, elogios, críticas: ABONICO@UOL.COM.BR. Versão do bacana para a internet:
http://www.bacana.art.br.