Prêmio Shell divulga 2.ª lista em SP

A organização do Prêmio Shell de Teatro de São Paulo divulgou ontem a segunda lista de indicados de 2006, referente às peças que estrearam no segundo semestre do ano. A lista de finalistas, onde competem os indicados do primeiro e segundo semestre, teve os espetáculos Inocência e Pedra do Reino como as principais concorrentes desta lista, com três indicações cada. Nem uma das duas conseguiu desbancar, ao menos em número de indicações, a peça BR3, da Cia. Teatro da Vertigem, lembrada em cinco categorias. A festa da 19.ª edição do prêmio acontece no início de 2007.

Com o texto da lavra do jornalista e escritor Bernardo Carvalho, BR3 traz à tona uma discussão sobre o principal rio paulistano, o Tietê. Em seu primeiro texto para teatro, o autor conta a saga de três gerações de uma família nordestina. Com Cácia Goulart no papel de Joselina, uma retirante nordestina que perde o marido na construção de Brasília, a personagem se muda para São Paulo e se torna chefe do tráfico em Brasilândia. A peça estreou dia 22 de março, com performance entre o Cebolão e o Viaduto da Bandeirantes, no Tietê. Ela concorre nas categorias autor, direção, cenário, iluminação e categoria especial.

A Pedra do Reino concorre em melhor direção, pelo trabalho de Antunes Filho; ator, por Lee Thalor, e figurino, com Juliana Fernandes. Inocência foi indicada em direção, com Rodolfo García Vázquez; cenário, com Fábio Lupo e Marcelo Maffei, e iluminação, por Lenise Pinheiro. A atriz Cleide Yáconis é a homenageada especial da 19.ª edição do prêmio por sua contribuição ao teatro brasileiro.

Em São Paulo o júri é formado por Kil Abreu (jornalista e pesquisador do teatro), Silvana Garcia (pesquisadora e dramaturga), Valmir Santos (jornalista), Marici Salomão (autora teatral e jornalista) e Fábio Namatame (figurinista, maquiador e cenógrafo). Os vencedores individuais receberão R$ 8 mil em dinheiro e em cada categoria levam uma escultura em metal do artista plástico Domenico Calabroni. Os indicados no Prêmio Shell de Teatro do Rio de Janeiro serão anunciados hoje.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo