Com o objetivo de incentivar o trabalho de designers de moda e até mesmo de descobrir novos talentos na área no Paraná, o VI Prêmio João Turin está com inscrições abertas, e os trabalhos podem ser entregues até o dia 30 deste mês.

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O prêmio é aberto a estudantes de cursos de moda de todo o Paraná e também a estilistas formados até no máximo três anos. No decorrer do processo, os concorrentes devem criar modelos em duas vertentes: a comercial – que é aquela que pode ser usada nas ruas – e a conceitual – o tipo mais “fashion”, geralmente apresentado somente nas passarelas. Quem vencer vai ganhar, além de um troféu assinado pelo artista plástico Valdir Francisco, uma viagem para Paris e Milão, grandes centros da moda mundial.

Os estudantes devem entregar os trabalhos na coordenação de seus cursos, até o dia 30 de março. As coordenações, por sua vez, têm até o dia 4 de abril para os levarem até a organização do Prêmio.

Este ano, o tema são as Cataratas do Iguaçu, aproveitando que a atração mais famosa de Foz do Iguaçu, no oeste, concorre a um título de beleza natural. Segundo uma das coordenadoras, a jornalista Nereide Michel, o Prêmio pretende não só incentivar os estudantes, mas também fazê-los viver na prática o dia-a-dia do “mundo das passarelas”, já que os 12 primeiros colocados – que totalizam 24 trabalhos nas duas categorias – participarão dos desfiles do III Paraná Business Collection (PBC), evento de moda paranaense que reunirá desfiles e show room de negócios entre os dias 25 e 29 de maio, em Curitiba.

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“O prêmio movimenta os alunos, pode ser até incluído no currículo deles, serve como experiência, uma vivência que eles necessitam. Sem falar que eles têm a oportunidade de sentir o que é um evento de moda, eles se sentem como estilistas”, comentou Nereide.

A divulgação dos finalistas deve acontecer até o dia 10 de abril de 2009. O PBC ocorre todos os anos em Curitiba, e é uma extensão do antigo Curitiba Fa-shion Art. O nome mudou pegando carona no conceito do evento, que também não é mais o mesmo: além de desfiles, o PBC envolve negócios na área de moda, pois conta com cerca de 30 marcas paranaenses.

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“Com o tempo, o conceito de moda mudou. Hoje moda não é só desfile, tem todo um conceito econômico, de criação e de identidade. Por isso o evento tem a parte de business”, lembrou.

Dentro do PBC ocorrem eventos paralelos, como oficinas de criação, por exemplo, e o João Turin será inserido neles. Informações sobre o regulamento do concurso João Turin e sobre o PBC podem ser obtidas no site www.paranabusinesscollection.com.br.