Banda curitibana Charme Chulo. continua após a publicidade |
O cenário nacional da música independente está armado para a sua principal premiação nacional. É o Prêmio Claro de Música Independente, que após o sucesso das três edições anteriores – quando se chamava Prêmio Dynamite de Música Independente, recebe o patrocínio da Claro, este ano. A revista Dynamite continua organizando o evento; os indicados à premiação estão distribuídos em dezenove categorias.
Segundo o editor do Revista Eletrônica Bacana (indicado na categoria melhor site, coluna, blog ou fanzine on-line), Abonico Smith, houve uma pré-seleção entre produtores, jornalistas e músicos na escolha dos indicados. ?É legal a participação de todos, nossa revista abrange todo cenário musical independente e possui matérias de cunho jornalístico?, afirmou. Ele também está concorrendo pelo programa Enfoque da TV Paraná Educativa, indicado na categoria Melhor Programa de TV ou Emissora.
A exemplo das edições anteriores, os vencedores em todas as categorias serão eleitos pelo público. Para votar o participante deve cadastrar seu e-mail no portal da revista Dynamite, www.dynamite.com.br, e aguardar a cédula de votação exclusiva que será enviada. A votação encerra-se no dia 15 de abril. Em sua 3.ª edição, ano passado, o site registrou mais de 66 mil votos, sedimentando o prêmio como o maior evento nacional do gênero. O site do Prêmio Dynamite possui tecnologia de home-banking, o que garante a segurança e isenção da organização do evento. A premiação ocorrerá no Teatro Sérgio Cardoso, em São Paulo, dia 10 de maio.
Para o dono da casa noturna 92º (Curitiba), Júnior (JR), indicado em duas categorias: personalidade e melhor casa noturna – ?só a indicação já ajuda muito, mesmo o mercado independente agita toda a cidade?, contou. ?A música alternativa nunca esteve tão forte quanto hoje?, completa JR. Com a premiação, espera-se que a produção independente cresça progressivamente para a construção de um mercado musical consolidado e com estruturas mais fortes.
Para o vocalista da banda curitibana Charme Chulo, Igor Marcel, o prêmio é uma oportunidade para as bandas crescerem e ganharem reconhecimento. A banda foi indicada na categoria melhor álbum de indie rock com Você sabe muito bem onde eu estou. ?Nossa banda é independente desde o início. Até aqui a gente arcou com todos os custos. Não houve um produtor que tenha participado do nosso EP (compacto gravado com seis músicas)?, contou Igor. Em muitos casos, a falta de um patrocínio e incentivo é a causa da desistência de muitas bandas talentosas. ?Nosso álbum tem suas limitações – foi composto com a qualidade mínima por faltar um produtor. Mesmo a falta de um diretor é um grande obstáculo para as bandas independentes?, afirma. Representando o Paraná também foram indicadas as bandas: Sad Theory, em melhor álbum de heavy metal, A madrigal of sorrow, e Ovos Presley, em melhor álbum punk/hardcore, A sate with ovos. O Curitiba Pop Festival foi lembrado na indicação de melhor evento. Ele aconteceu pela primeira vez em maio de 2003. Além de reunir as principais bandas do circuito independente nacional, teve como grande atração a banda americana The Breeders. No ano passado foi a vez do Pixies, recém reunido.