Premiação polêmica no Festival de Berlim

Berlim – Havia, desde o início, a suspeita de que um júri presidido por Roland Emmerich, o cineasta de Independence day, não poderia fazer a coisa certa. Não que U-Carmen, o filme do sul-africano Mark Dornford-May, que venceu o Urso de Ouro, não seja um bom filme, mas havia filmes de um recorte político mais forte e cuja premiação estaria mais de acordo com o perfil do próprio festival. Emmerich e seus colegas de júri saíram pela tangente, premiando um ?major artistic achievement??, um grande acontecimento artístico, e isso U-Carmen é, indiscutivelmente.

A caminho da premiação – o anúncio é feito horas antes da entrega dos prêmios – Dornford-May disse esperar que o Urso de Ouro agora ajude seu filme a viajar pelo mundo, incluindo o Brasil. Ele tem muita curiosidade de saber como o país de Cidade de Deus vai receber a sua Carmen.

De todos os prêmios atribuídos pelo júri na Berlinale de 2005, nenhum causou tanta surpresa quanto o de melhor ator para Lou Taylor Pucci, o garoto de Thumbsucker, de Mike Mills. O filme conta a história desse jovem, produto de uma família disfuncional – um tema recorrente na competição deste ano -, que compensa suas carências chupando o dedo polegar, para desespero dos pais, que vêem no fato a prova viva de seu fracasso. Em compensação, o prêmio de melhor atriz para Julia Jentsch foi totalmente merecido. A intérprete de Educators, em cartaz no Brasil, faz o papel-título de Sophie Scholl, que também valeu a Marc Rothemund o Urso de Prata de melhor diretor. O filme sobre a garota alemã que enfrenta os nazistas em defesa dos judeus (e da humanidade em geral) é tanto mais impactante porque o recrudescimento do neonazismo, principalmente na antiga Alemanha Oriental, é um dos dados estarrecedores da atual realidade alemã. Sophie Scholl era um dos filmes preferidos pelos críticos na lista de premiáveis com o Urso de Ouro. O outro, melhor cotado ainda, era o do palestino Hany Abu-Assad, Paradise now, que, de certa forma, foi o grande derrotado, embora tenha recebido o troféu Anjo Azul, para o melhor filme europeu, e o prêmio do público.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo