A Associação dos Servidores Públicos do Paraná (ASPP) decidiu vender o terreno e o prédio, onde, por 42 anos, funcionou o Cine Plaza, fechado desde o ano passado, em Curitiba. Segundo o presidente da ASPP, Brasil Paraná de Cristo, o imóvel, localizado na Praça Osório, não vinha trazendo lucros e ainda precisava ser reformado. A Associação está pedindo R$ 2,580 milhões e o dinheiro deve ser aplicado para dobrar a capacidade de atendimento na Colônia de Férias da ASPP, em Caiobá (Matinhos), litoral do Estado.
Segundo Brasil, o conselho da ASPP se reuniu, na semana passada, e nomeou uma comissão para estudar o destino do prédio, que tinha mais de 40 anos e nunca passou por uma reforma. Brasil diz que a comissão achou que seria melhor para a ASPP vender o local porque a recuperação sairia muito cara. ?Se aproveita apenas as paredes e colunas?, explica.
Brasil diz que até o ano passado o espaço estava alugado para o Cine Plaza e ultimamente só vinha gerando prejuízos. Ontem, eles anunciaram a decisão de venda e estão pedindo R$ 2,580 milhões à vista pelos 996 metros quadrados de terreno e pelo prédio, que teria capacidade para dar lugar a uma estrutura de 16 andares. ?Só vamos vender se for à vista. Vamos investir na colônia de férias do litoral?, explica. Hoje, a colônia tem 155 apartamentos e a intenção é dobrar a capacidade.
No ano passado, o Cine Plaza fechou as portas devido à falta de pagamento de contas atrasadas. No dia 12 de junho, a energia elétrica foi cortada e desde o fim de 2005 o local já estava sem telefone. Além disto, várias cópias cedidas por distribuidoras não foram pagas, o que acabou impedindo o lançamentos de novos filmes. A administração do cinema que alugou o local tentou ainda continuar com as portas abertas, mas não conseguiu. Chegou a contratar um caminhão equipado com um gerador de energia para possibilitar a exibição dos filmes. Na época, a ASPP já falava sobre a precariedade da construção e chegou a divulgar nota afirmando que não se responsabilizaria se acontecesse algum acidente devido à estrutura do prédio.
A história
O cinema foi inaugurado em 1964, com a projeção de Moscou contra 007 e em 1987 era a sala de maior bilheteria. Sessões de Robocop renderam 26 mil pessoas em uma semana. Nos anos 70s, foi o único cinema curitibano a exibir o filme japonês O Império dos Sentidos, de Nagisa Oshima. Com o tempo, os cinemas instalados dentro dos shoppings foram ganhando a concorrência e salas de exibição de ruas foram fechando as portas. No último mês de funcionamento, o Cine Plaza vinha exibiu os filmes Nanny Mcphee – A babá encantada e Doom – A porta do inferno.