O instrumento é tão inusitado em uma orquestra que deixa os olhos das senhoras marejados. A harmonia do repertório deve-se a cinco acordeons e seus músicos: Adriano Persch, Fernando Santos, Daniel Castilhos, André Machado e Luciano Rhoden. Eles formam o Quinteto Persch, grupo que se destaca por executar músicas eruditas no acordeon, e que realiza o show de pré-estréia do 1.º Festival Internacional de Cascavel (Fica).
Ao tocar os acordeons, os integrantes exibem uma grande desenvoltura. ?O grupo tem oito anos. Neste período, temos adquirido mais destreza. Contudo, nossa preparação se deve também à formação de cada integrante. A idéia de criação do grupo surgiu devido à necessidade de trocas de experiência entre os instrumentistas?, revelam os músicos.
De acordo com eles, o quinteto participou de eventos importantes por toda Região Sul do Brasil. ?O objetivo é difundir o instrumento, explorando-o com repertório erudito. As pesquisas musicais são realizadas em torno de composições de grandes artistas que são adaptadas para manter a mesma linguagem.? Dedicado ao acordeon de concerto, o grupo apresenta um repertório composto por músicas de Bach, Mozart e Vivaldi, entre outros compositores, incluindo Tom Jobim.
Serviço
1.º Festival Internacional de Cascavel, dia 3 de junho, com Quinteto Persch, no Centro Cultural Gilberto Mayer, às 20h. Entrada a R$ 10,00. Informações (45) 3321-2109.