O instrumento é tão inusitado em uma orquestra que deixa os olhos das senhoras marejados. A harmonia do repertório deve-se a cinco acordeons e seus músicos: Adriano Persch, Fernando Santos, Daniel Castilhos, André Machado e Luciano Rhoden. Eles formam o Quinteto Persch, grupo que se destaca por executar músicas eruditas no acordeon, e que realiza o show de pré-estréia do 1º Festival Internacional de Cascavel (Fica). O espetáculo será neste domingo (03), às 20 horas, no Centro Cultural Gilberto Mayer (CCGM).
Ao tocar os acordeons, os integrantes exibem uma grande desenvoltura. ?O grupo tem oito anos. Neste período, temos adquirido mais destreza. Contudo, nossa preparação se deve também a formação de cada integrante. A idéia de criação do grupo surgiu devido à necessidade de trocas de experiência entre os instrumentistas?, revelam os músicos.
De acordo com eles, o quinteto participou de eventos importantes por toda região sul do Brasil. ?O objetivo é difundir o instrumento, explorando-o com repertório erudito. As pesquisas musicais são realizadas em torno de composições de grandes artistas que são adaptadas para manter a mesma linguagem?. Dedicado ao acordeon de concerto, o grupo apresenta um repertório composto por músicas de Bach, Mozart e Vivaldi, entre outros compositores incluindo Tom Jobim.
Segundo o secretário da Cultura, Julio Cesar Fernandes, o show de abertura do Fica visa atrair o público para os quatro festivais (dança, música, teatro e cinema) e Mostra de Artes Plásticas, que acontecem em julho. ?Este grupo foi escolhido por seu destaque e versatilidade. A apresentação do quinteto logo na abertura trará o realce que esperamos oferecer ao Festival durante o próximo mês, visto que pretendemos atrair participantes de todos os Estados e de países vizinhos?, declara ele.
A pré-estréia acontece com um mês de antecedência devido à passagem do grupo pela região Oeste do Paraná nesta semana. A entrada para o evento custa R$ 10 ? estudantes e idosos têm direito a meia-entrada ? e pode ser adquirida no CCGM. A realização é da Prefeitura de Cascavel através da Secretaria da Cultura. Mais informações pelo telefone (45) 3321-2109, com coordenação do Festival de Música, ou 3902-1369, no Centro Cultural.
Integrantes
Adriano Persch é professor da Fundação Municipal de Artes de Montenegro desde 1996 e graduando no Curso de Graduação em Música, pela Universidade Estadual do Rio Grande do Sul. André Machado, professor de acordeon e arranjador, também freqüenta este mesmo curso. Fernando Santos é docente do instrumento na Escola de Música Musisinos, de Novo Hamburgo (RS), e atua em diversos grupos de folclore e de choro. Daniel Castilhos participa do Curso de Extensão de Teoria Musical da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e Luciano Rhoden é bacharelando em Musicoterapia no Instituto Superior de Música (ISM), em São Leopoldo (RS), além de atuar como professor de Elementos de Linguagem Musical na Fundação Municipal de Artes de Montenegro desde 2000 e de acordeon no Instituto de Educação de Ivoti.
Serviço:
1.º Festival Internacional de Cascavel
Abertura dia 03 de junho, com Quinteto Persch
Centro Cultural Gilberto Mayer
20 horas
Entrada a R$ 10
Informações pelos telefones (45) 3321-2109 e 3902-1369.
Mais sobre o grupo no site www.quintetopersch.com.