Coreografia se baseia na necessidade continua após a publicidade |
O novo espetáculo do Ballet de Londrina estréia amanhã, às 20h, no Circo Funcart, em Londrina e permanece em temporada até dia 22, sempre de sexta a domingo. Em agosto Prazeres realiza uma Turnê pelo Nordeste e Sudeste do Brasil. Prazeres é o título da montagem de dança contemporânea, coreografada por Leonardo Ramos, com trilha sonora de Marco Tureta e apresentada por um elenco de 9 bailarinos da cia. Depois da trilogia composta por Nunca (2001), Eternamente (2002) e Fome (2003), a nova coreografia se baseia na necessidade de falar do homem comum, capaz de viver e ser feliz aqui e agora. O mesmo homem gentil adormecido, cujo despertar o coreógrafo tem em quase todos os 10 trabalhos criados para o Ballet de Londrina anteriormente à trilogia.
Nas três coreografias anteriores, os elementos motivadores eram sempre, apesar de apaixonados, indicadores de tempos ruins. Começou com Nunca que, mesmo tendo o erótico como elemento inspirador, apresentava a tensão mais forte que o prazer. Eternamente, o mais denso de todos, era quase um ?suicídio? ou a proposta de…, Fome só indicava a ansiedade, a fome de viver, mas sem grandes esperanças.
Os prazeres abordados agora são bem mais amplos, até porque parte-se do princípio que se tem prazer com muitas coisas cotidianas, consideradas como sem importância: acordar, rezar, trabalhar, dormir, pensar, fumar, contemplar, perder, buscar, encontrar, amar, bailar, ser só, ser preguiçoso, sem compromisso. Estas são atitudes mais importantes que disputar, competir, agredir, ter medo, angústia, intolerância ou ser arrogante.
?É quase uma obsessão em encontrar um homem que seja compatível com os prazeres contidos neste projeto, já que nunca acreditamos que eternamente viveremos com a fome de um tempo melhor, onde os prazeres sejam plenos e não perturbadores?, diz Leonardo Ramos.
A cia., novamente, arrisca com o título do espetáculo. O público em geral tem uma referência muito restrita do que é prazer. Tem-se uma relação de prazer ligado ao sexo, comida ou algo assim. Essa associação pode ser ainda mais automática em se tratando de Ballet de Londrina, em que se pesem as polêmicas geradas em torno de alguns dos últimos espetáculos . Prazeres, no entanto, é um elogio às emoções e atitudes mais simples, solidárias e cotidianas.
?Gostaria que a cria deste espetáculo fosse capaz de viver em uma cidade como qualquer outra do mundo onde o nó de um cotidiano de preconceitos e miséria fosse substituído por um universo como o de ?Romeu e Julieta? que, na ficção, foram capazes de negar um mundo intolerante, repleto de disputas, agressão, medo, angústia e arrogância e viver suas emoções, mesmo com um preço a pagar? completa o coreógrafo.
Serviço: Prazeres Circo Funcart – De 7 a 22 de maio – 20h (sextas, sábados e domingos)
Ingressos: R$ 6,00